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Por Mriaclara
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No período atual, de grandes transformações políticas que o Brasil tem passado, a desinformação se torna um grande aliado a ignorância do povo. Tendo em mente que a população desinformada é um constante alarme para a transformação da sociedade em massas de manobra.
Quando observamos projetos como “escola sem partido” pro exemplo que exclui o debate político de alunos e professores em sala de aula, cria-se um grande risco da desinformação tomar parte do povo, não somente perante as decisões políticas, mas também, sobre os deveres e direitos de cada cidadão dentro da democracia, sabendo quais os deveres de um candidato e seu cargo a ser exercido, se torna mais valoroso o voto, já que a cobrança pelos seus direitos será cada vez maior.
Ao pensar em meio a um cenário que grande parte da população não possui acesso as decisões políticas, como a “reforma da previdência”, e o que isso gerará de contribuições para a população no futuro, entre outras notícias, como escândalos de corrupção, de um presidente, a liberdade de um réu de esquemas de quadrilhas, entre outros cenários, que muitas das vezes são apoiados por parte da população, simplesmente por não possuir acesso a essas informações. Podemos ver hoje em vídeos no Youtube, e outros grandes veículos de comunicação como Facebook, que muitas das pessoas estão praticamente desinformadas perante o período político atual, e mesmo assim, fazendo manifestações como acontecido no Rio de Janeiro, a um ex prefeito acusado de corrupção passiva e ativa, onde grande parte dos manifestantes não faziam ideia de tais escândalos, ou por que o mesmo estava cumprindo pena.
Levando em consideração que a política tem que fazer parte da vida de todos os cidadãos, o próprio governo deveria alinhar com escolas, palestras e outras formas de acrescentar aos jovens, sobre a importância na vida política ativa, quais são seus deveres e direitos, em quais canais de comunicação pode-se confiar, e o que está acontecendo na política atual do país, não com lados políticos sendo defendidos em salas de aula, mas mostrando para o jovem, a sua importância na democracia, pois como disse Leci brandão: é na sala de aula que se forma uma nação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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