Inicialmente, vale ressaltar que a falta de incentivo é perceptível na sociedade brasileira, visto que não habituamos ver propagandas nas mídias e costumamos entrever abundantes crianças em orfanatos ou até mesmo não abordamos esse assunto como pauta de conversa, nos mantendo desinformados. A telenovela "Chiquititas" demonstra essa situação onde crianças e jovens enfrentam a situação de não serem adotadas, principalmente mais velhas, uma vez que a sociedade tem preferência não só de idade como de gênero e características físicas, fazendo com que as taxas de adoção diminuam drasticamente e assim causando o aumento e lotação de orfanatos.
Além disso, a demora no processo adotivo colabora para a diminuição de adotantes, já que um processo de adoção no Brasil demora mais de um ano para acontecer. Ademais, a gigantesca burocracia por trás do processo contribui para o retardo do regime, em razão de ser necessária abundância de documentos para sua finalização.
Por conseguinte, é perceptível que a cultura da adoção deve ser influenciada a partir da melhora do sistema adotivo. Por isso é preciso que o Ministério da Justiça - órgão responsável pelo processo de adoção - melhorar o sistema e procedimentos ligados a tal ato, a fim de trazer mais certeza e segurança na hora da adoção. Assim como, o governo promover ações e propagandas nas mídias visando mostrar e incentivar a adoção não só daqueles mais novos, mas sim de todos que não possuem uma família ou lar e também conscientizando as pessoas sobre o funcionamento desse sistema. Para assim, promover a adoção e combater situações como as mostradas em "Chiquititas".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.