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Por Mad
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A animação "Meu malvado favorito" retrata a situação vivenciada por algumas famílias brasileiras, a adoção de crianças e adolescentes. No filme, nota-se que o personagem principal Gru adota três meninas com certa facilidade, dando a entender que o processo de adoção é fácil. Paralelamente a isso, na realidade brasileira certa facilidade na hora da adoção não é encontrada, uma vez que o sistema é falho. Dessa forma, a falta de incentivo à adoção e a demora no processo adotivo são desafios enfrentados na promoção da cultura de adoção.

Inicialmente, vale ressaltar que a falta de incentivo é perceptível na sociedade brasileira, visto que não habituamos ver propagandas nas mídias e costumamos entrever abundantes crianças em orfanatos ou até mesmo não abordamos esse assunto como pauta de conversa, nos mantendo desinformados. A telenovela "Chiquititas" demonstra essa situação onde crianças e jovens enfrentam a situação de não serem adotadas, principalmente mais velhas, uma vez que a sociedade tem preferência não só de idade como de gênero e características físicas, fazendo com que as taxas de adoção diminuam drasticamente e assim causando o aumento e lotação de orfanatos.

Além disso, a demora no processo adotivo colabora para a diminuição de adotantes, já que um processo de adoção no Brasil demora mais de um ano para acontecer. Ademais, a gigantesca burocracia por trás do processo contribui para o retardo do regime, em razão de ser necessária abundância de documentos para sua finalização.

Por conseguinte, é perceptível que a cultura da adoção deve ser influenciada a partir da melhora do sistema adotivo. Por isso é preciso que o Ministério da Justiça - órgão responsável pelo processo de adoção - melhorar o sistema e procedimentos ligados a tal ato, a fim de trazer mais certeza e segurança na hora da adoção. Assim como, o governo promover ações e propagandas nas mídias visando mostrar e incentivar a adoção não só daqueles mais novos, mas sim de todos que não possuem uma família ou lar e também conscientizando as pessoas sobre o funcionamento desse sistema. Para assim, promover a adoção e combater situações como as mostradas em "Chiquititas".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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