Nesse sentido, conforme Machado de Assis em "Dom Casmurro", compreende-se como a ambiguidade na obra questiona a verdade e a percepção, ressaltando o debate em uma era de desinformação. Dessa forma, permite perceber que a sociedade desinformada é estigmatizada no Brasil, pois são vistos como sujeitos inscientes em âmbitos complexos como o aquecimento global, uma vez que ao não saber de suas vertentes não há o que defender. Assim sendo, representando uma violação da Constituição, a qual garante o direito à informação. Portanto, é inaceitável que essa situação persista.
Ademais, segundo John Locke, o contrato social ocorre quando os homens transferem alguns ou todos os seus direitos ao governo, a fim de garantir uma vida confortável, entretanto, há uma violação desse contrato no Brasil, o lugar em que diversas empresas financiam e apoiam políticas que impedem o aumento do preço de combustíveis fósseis, pois o capitalismo prioriza o lucro em detrimento de valores, a exemplo a omissão do governo em divergir a resistência da Elite perante essas ações que reduziriam o seu padrão de vida. Isto é, decisões que agravam o efeito estufa, muitas vezes sem considerar princípios de justiça. Todavia, não atendendo ao que a Carta Magna garante. Por conseguinte, essa situação foi evidenciada no relatório de 2022 da ONG Transparência Internacional, onde o Brasil ocupa um alto Índice de percepção da corrupção.
Certamente, para alinhar economia do governo com as preocupações ambientais, uma abordagem abrangente é fundamental. Primeiramente, é crucial que o Ministério da Educação promova campanhas informativas, utilizando diversos meios de comunicação, para conscientizar a população sobre as mudanças climáticas e sua relação com a economia. Além disso, capacitar os cidadãos a tomarem iniciativas e pressionarem por ações mais sustentáveis. Deste modo, criando uma sociedade capaz de influenciar positivamente nas decisões do governo e o curso das finanças em direção a um meio ambiente adequado. Destarte, não apenas em consonância com os princípios da Constituição, mas também refletindo o imperativo de agir frente aos desafios presentes.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.