Em primeira análise, é preciso que as invasões indígenas está associado, sobretudo, a exploração ilegal de madeira. Isso ocorre pois os interesses econômicos são, como definido pelo historiador Leandro Karnal, o nervo da guerra, mas também a raiz da destruição; ou seja, na medida em que a ilegalidade que permeia as atividades madeireiras acontece, a ocupação de terras indígenas aumenta por serem frequentemente ricas em biodiversidade e recursos naturais valiosos. Com isso, as comunidades indígenas são prejudicadas não apenas em suas tradições culturais, mas também em suas fontes de subsistência, como a caça, pesca e a coleta de produtos florestais. Logo, a exploração ilegal madeireira deve ser resolvida.
Ademais, é inegável que a ausência de fiscalização necessária para assegurar o respeito a terras e a cultura das populações indígenas frustra a valorização desses indivíduos. De fato, como fala o escritor Darcy Ribeiro, é perceptível como as terras indígenas são deixadas à mercê da falta de fiscalização; ou seja, há uma negação a cultura e a preservação das riquezas naturais que compõem também a identidade nacional. Em outras palavras, apesar do valor intrínseco das tradições culturais e da biodiversidade, o Estado falha, desvalorizando as comunidades indígenas.
Portanto, faz-se necessário superar os desafios persistentes de invasões a terras indígenas no Brasil. Para isso, urge que o Poder Executivo - na esfera federal - amplie a verba destinada a órgãos fiscalizadores que visem garantir os direitos dos povos indígenas e a preservação de seus territórios. Tal ação deve ser efetivada pela implantação de um Projeto Nacional de Valorização dos Povos e suas Terras Indígenas, de modo a articular, em conjunto, como os canais midiáticos que possam informar a importância da preservação das terras ancestrais para a cultura e economia do país. Isso deve ser feito a fim de combater a exploração ilegal de recursos naturais e a negligência com os territórios tradicionais e promover o respeito às populações que ali vivem. Afinal, o intuito é que o drama ocorrido com o grupo Guarani Kaiowá não aconteça com nenhuma outra comunidade indígena.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.