Avatar do usuário
Por Laisha
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#115066
Ao afirmar, a sua célebre canção ‘O tempo não para’, o cantor e compositor, Cazuza fez, de certo modo, uma comparação entre o passado e o futuro, de fato ele estava certo, pois a diversidade cultural brasileira e a importância da preservação das tradições regionais não é um raro acontecimento. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos: violência cultural e o desinteresse dos jovens pela sua própria cultura.
Em primeira análise, convém destacar que, a violência cultural não só esteve muito presente no passado, especificamente na idade média, como continua até os dias atuais. De acordo com o Ipea, 76% do total das vítimas de homicídios são pessoas negras. Dessa forma, não só no Brasil, como no mundo todo, a descriminação contra outro indivíduo que tem características diferentes ainda é muito presente, sendo as maiores vítimas os grupos sociais mais vulneráveis.
Além disso, é notório o desinteresse dos jovens pela sua própria cultura, tendo em vista que a internet, uma grande fonte de conhecimento, entrega apenas conteúdos pelo qual a pessoa se interessa. Desse modo, o cantor e compositor, Bob Marley cita que: ‘Um povo sem conhecimento, saliência de seu passado histórico, origem e cultura. É como uma árvore sem raízes’. Consoante a isso, se a geração atual não se interessar pela própria cultura e preservá-la, estará propensa a cometer os mesmos erros cometidos no passado.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham ampliar a diversidade cultural brasileira e a importância da preservação das tradições regionais. Dessa maneira, cabe aos órgãos superiores fazerem propagandas de inclusão à cultura, possibilitando passe-livre de graça para jovens de até 24 anos, estudantes e não estudantes, à cinemas, museus, exposições de arte, entre outros, por meio de propagandas feitas por influenciadores digitais, de modo que a preservação da cultura brasileira seja preservada. Somente assim, poderemos ter um futuro melhor, com uma diversidade mais inclusiva e empática.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Raquelzinhaz
Quantidade de postagens
#127220
Na introdução eu contextualizaria mais o tema, vc basicamente colocou uma frase, tentou relacionar ao contexto e apresentou o tema. Precisa de um ponto a ser defendido, de tese.
No desenvolvimento 1: de que forma esteve presente na Idade Média? Cite um exemplo com povos/ acontecimentos. A estatística foi boa, ajudou a expor algo de forma concreta, mas faltou o parágrafo de conclusão.
No desenvolvimento 2: argumentou bem, trouxe uma frase ligada ao contexto, mas uma dica: tente colocar algum autor de nacionalidade brasileira já que o foco é o Brasil e suas tradições regionais.
Na conclusão: apresentou bem o que pedem, mas que órgãos superiores seriam esses? Eu citaria o Ministério da Cultura. No geral vc tá indo bem, apenas tente defender a sua ideia bem, dissertar, contextualizar, e aprimorar. Sucesso.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
176 Exibições
por giovanna1412
0 Respostas 
96 Exibições
por Raquelzinhaz
1 Respostas 
326 Exibições
por jotape006
0 Respostas 
116 Exibições
por anaclaraag
5 Respostas 
326 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
206 Exibições
por RobertoSZ
0 Respostas 
15718 Exibições
por PvGadz
0 Respostas 
3083 Exibições
por joeled
0 Respostas 
4361 Exibições
por Jajay
0 Respostas 
1268 Exibições
por igoorr
Férias

Boa tarde, pessoal. Vou tirar férias da pla[…]

Do campo a cidade

As inovações ocorridas no meio agr&i[…]

Felipe082 , valeuzão pela correç&at[…]

Caiunao , valeuzão!

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM