Não há dúvidas de que na internet as pessoas compartilham informações de variados tipos, segundo uma empresa russa especializada na produção de softwares chamada Kaspersky Lab, cerca de 96% dos brasileiros compartilham informações digitalmente e muitas redes são usadas como fontes de propagação de fake news, tendo como assunto mais discutido a política e na pandemia de Covid-19, a saúde pública, de modo que fez muitas pessoas recusarem a vacina.
É evidente que as redes sociais atingem também a falta de conhecimento publico, uma vez que uma notícia falsa é disseminada, é de extrema dificuldade contorná-la, pois chega rapidamente em pessoas vulneráveis, como idosos ou pessoas com baixo nível de escolaridade. Dessa maneira, as fake news, gera grande impacto, por exemplo, na pandemia da Covid-19, mais corretamente nas campanhas de vacinação, na qual surgiu uma massa de internautas que começaram a afirmar que a vacina estava relacionada a transmissão de HIV, o boato foi compartilhado até mesmo pelo próprio ex-presidente Jair Bolsonaro.
Dessa forma, é necessário que os usuários das redes sociais identifique a fonte da notícia, a data de publicação e pesquisar mais sobre a novidade antes de compartilha -la em suas redes sociais. O governo pode atuar no combate as Fake news identificando as pessoas que propagam desinformação e multando-as - conforme o nível da notícia falsa- além da elaboração de campanhas anti-fake news, na qual incentiva, a população a ir contra a desinformação e a falta de conhecimento. Dessa maneira, o meio virtual irá se tornar um ambiente seguro para todos os usuários.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada