Avatar do usuário
Por Flicker2307
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#114258
No século XIX, o biólogo Charles Darwin concluiu que os seres vivos passavam por um processo de evolução e este ocorria por conta de uma seleção natural das espécies. Apesar de levar em conta as diferentes espécies, pessoas da mesma espécie vale-se do fenótipo para julgar-se superior a outras. Esse julgamento, em muito, ganha força no Brasil por conta do histórico de escravidão dos negros e sua classificação de raça inferior (idealizada pelos europeus nos séculos inde houve as grandes navegações) desencadeando assim o ferimentoda dignidade dessa raça. Com isso, encontrar caminhos para combater o preconceito racial, em território brasileiro, é um desafio que precisa ser enfrentado pelo Estado e pela sociedade civil.

Primariamente, é pertinente notar que a negligência do Estado exponencia o preconceito das raças, sobretudo da negra. De acordo com o IBGE, entre as pessoas em situação de extrema pobreza, 3 em cada 4 são negras. Isso evidencia que embora haja programas sociais aprovados no papel a oportunizar esses indivíduos, na verdade o que se vê a persistir é uma realidade contrária a essa, onde os negros continuam a ocupar as camadas sociais mais baixas. Sob essa ótica, devido o pouco esforço para integrar jovens negros e com baixa renda em programas sociais, por parte do Estado, a discriminação no país afeta e divide cada vez mais a sociedade.

Ademais, o conjunto de hábitos, práticas e falas encrustadas no cotidiano da população também promove de modo implícito e explícito a manuntenção da segregação racial. Segundo geógrafo e jornalista Milton Santo, em seu artigo "Ser negro no Brasil hoje", ele considera que ser negro no Brasil é, pois, com frequência ser objeto de um olhar enviesado. A chamada boa sociedade parece considerar que há um lugar premeditado, lá embaixo, para os negros e assim tranquilamento se comporta. Diante do exposto, a forma como os indivíduos aplicam por não ter conhecimento ou levam tais comportamentos como algo trivial reforça a perduração das práticas racistas.

Portanto, são necessárias intervenções capazes de vencer o preconceito racial. A fim de alcançar a harmonia e o respeito para com as raças, é dever do Ministério da Cidadania, por intermédio de verbas orçamentárias, implantar programas que modifique o olhar da população através de palestras, campanhas e, além disso, inclua os jovens negros na escola, assegurados de auxílio alimentação, apenas para eles, mas também para toda a família. Dessa maneira, além de combater o preconceito racial, irá tornar a sociedade mais igualitária.

Assinado por Flicker2307
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
84 Exibições
por Yasoares
1 Respostas 
79 Exibições
por Ketylen
0 Respostas 
70 Exibições
por Laugab21
0 Respostas 
67 Exibições
por Gislaine098
0 Respostas 
118 Exibições
por Casn
0 Respostas 
72 Exibições
por Laracardoso
0 Respostas 
76 Exibições
por Marianagg
0 Respostas 
134 Exibições
por DaviTaveiras
7 Respostas 
1116 Exibições
por GeovanaAnt
0 Respostas 
55 Exibições
por Victoriaevyy

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM