Avatar do usuário
Por NENO
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#113845
TEXTO APOIADOR:

TEXTO I
Há um ano e meio, a pandemia do novo coronavírus deixa seu rastro na vida de todos nós. Também nos rouba o futuro, ao empurrar milhões de crianças e jovens para um prolongado compasso de espera. Esse é o efeito mais perverso de longo prazo da Covid-19, que ceifa o direito ao desenvolvimento pleno e à educação de uma geração inteira.

O retorno das atividades presenciais tem se dado de forma arrastada e desigual. Nesse cenário, o ensino remoto ainda é a única chance para que muitos alunos continuem estudando. No entanto, é preciso avançar em ritmo acelerado para garantir às escolas a conectividade que permita o acesso de qualidade às atividades. Sem aulas presenciais e sem conexão adequada, a aprendizagem dos estudantes poderá retroceder até quatro anos, segundo pesquisa.

As nossas crianças e jovens não podem esperar mais. É o futuro de cada um deles que está em risco. É o futuro do país que está em jogo.

TEXTO II
No texto I, discutem-se as dificuldades do ensino remoto no Brasil e a sua relação com a pandemia de Covid-19, pontuando que há um “efeito perverso de longo prazo da Covid-19, que ceifa o direito ao desenvolvimento pleno e à educação de uma geração inteira.”

Redação:

A crise global gerada pelo coronavírus mudou como o ser humano estava acostumado a viver, atingindo diversos aspectos sociais a exemplo da educação. Entretanto, o vírus pandêmico evidenciou a diferença social brasileira, como principal fator da deserção escolar e do analfabetismo infantil, que cresceram durante a pandemia.

Sob essa análise, Steve Jobs não previu que ao afirmar que "a tecnologia move o mundo" essa realidade que inicialmente promissora, encontraria barreiras no cenário atual. Isso ocorre, pois a maior parcela dos cidadãos classe D/E, moradores de zonas periféricas e rurais, não possuírem fácil acesso à internet.

Ademais, ressalta-se que a omissão estatal aprofunda esse quadro nocivo. Diante disso, o sociólogo polonês Zygmund Bauman desenvolveu o conceito de "instituição zumbi" para denominar entidades públicas que só existem no papel, mas não cumprem seu papel social. Com isso, fica claro que o baixo investimento tecnológico em comunidades carentes eleva a desigualdade social e aumenta o número de crianças que não sabem ler e escrever.

Por fim, cabe ao estado, garantir à sociedade os seus direitos sociais estabelecidos no artigo 6. ° da Constituição Federal de 1988 (CF/88), entre eles, o estudo de maneira presencial ou remota.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
121 Exibições
por Jeff7r8
0 Respostas 
77 Exibições
por Ludimilla
0 Respostas 
72 Exibições
por Alunasad
0 Respostas 
72 Exibições
por Sam2407
0 Respostas 
50 Exibições
por Kaadu
0 Respostas 
70 Exibições
por MayMay0
3 Respostas 
213 Exibições
por William2024
2 Respostas 
82 Exibições
por Felipe082
Efeitos negativos da Pandemia Covid 19
por kakananda    - In: Outros temas
0 Respostas 
69 Exibições
por kakananda
0 Respostas 
112 Exibições
por Kimmdoo10

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM