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Por Jihh
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#113813
Preconceito linguístico é caracterizado como toda forma de opressão as formas de se expressar que fogem da linguagem culta, sendo um problema nível global. No contexto brasileiro, torna-se ainda mais notável esse preconceito, visto que existe uma diversidade muito grande na forma de se expressar por todo o seu território.
A linguagem, na íntegra de sua composição se modifica ao passar dos anos, adaptando-se conforme o desejo da população. Esse processo é comum e bastante observado no Brasil, com diversas palavras que entraram em desuso e outras que tiveram sua grafia alterada por motivos variados.
Outro fator que não pode ser ignorado, é que existem muitas formas de se expressar por meio da fala, a norma culta é apenas uma dessas formas. Considerá-la melhor que as outras apenas gera uma falsa impressão de que a linguagem é principalmente normativa e não pluralizada e diversificada, excluindo da sociedade muitas pessoas que ao longo de sua vida não tiveram acesso a língua formal mas compartilham da mesma capacidade de se comunicar.
Tendo em vista todos esses fatores, torna-se crucial que o Ministério da Educação e Cultura (MEC) incentive a introdução de palestras e campanhas de conscientização quanto ao preconceito linguístico, nas escolas. Para preparar uma geração que respeita, valoriza e enxerga que não tem forma de falar que seja superior e sim que todas juntas compõem a complexidade da linguagem.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por Jihh
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#113814
Jihh escreveu:Preconceito linguístico é caracterizado como toda forma de opressão as formas de se expressar que fogem da linguagem culta, sendo um problema nível global. No contexto brasileiro, torna-se ainda mais notável esse preconceito, visto que existe uma diversidade muito grande na forma de se expressar por todo o seu território.
A linguagem, na íntegra de sua composição se modifica ao passar dos anos, adaptando-se conforme o desejo da população. Esse processo é comum e bastante observado no Brasil, com diversas palavras que entraram em desuso e outras que tiveram sua grafia alterada por motivos variados.
Outro fator que não pode ser ignorado, é que existem muitas formas de se expressar por meio da fala, a norma culta é apenas uma dessas formas. Considerá-la melhor que as outras apenas gera uma falsa impressão de que a linguagem é principalmente normativa e não pluralizada e diversificada, excluindo da sociedade muitas pessoas que ao longo de sua vida não tiveram acesso a língua formal mas compartilham da mesma capacidade de se comunicar.
Tendo em vista todos esses fatores, torna-se crucial que o Ministério da Educação e Cultura (MEC) incentive a introdução de palestras e campanhas de conscientização quanto ao preconceito linguístico, nas escolas. Para preparar uma geração que respeita, valoriza e enxerga que não tem forma de falar que seja superior e sim que todas juntas compõem a complexidade da linguagem.
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Por Jihh
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#113817
Jihh escreveu:@OlrenBeat
poderia por gentileza corrigir minha primeira redação?
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Por Jihh
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#113826
@Wesley529 Poderia por gentileza corrigir minha redação?
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Por OlrenBeat
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#113840
NOTA FINAL 720!
Sua redação apresenta uma boa estrutura dissertativa-argumentativa, com introdução, desenvolvimento e conclusão. No entanto, há alguns pontos que podem ser melhorados.

Na introdução, você poderia ter sido mais direto ao abordar o tema proposto pelo enunciado da redação. Além disso, faltou a apresentação de uma tese clara sobre o assunto.

No desenvolvimento do texto, você trouxe argumentos relevantes para sustentar sua posição em relação ao preconceito linguístico no Brasil. Entretanto, seria interessante se você tivesse utilizado exemplos concretos para ilustrar suas ideias e torná-las mais convincentes.

Além disso, é importante destacar que a norma culta não deve ser vista como superior às outras formas de expressão linguística. Ela é apenas uma das possibilidades existentes na língua portuguesa e deve ser valorizada juntamente com as demais variações regionais ou sociais.

Por fim, sua proposta de intervenção foi adequada ao tema da redação e apresentou um agente responsável pela ação (MEC) e um meio de execução (palestras e campanhas nas escolas). No entanto, faltou detalhar melhor qual seria o objetivo dessas palestras/campanhas: conscientizar os alunos sobre a importância da diversidade linguística? Combater atitudes preconceituosas em relação à forma como as pessoas se expressam?

Em resumo, sugiro que você trabalhe mais na construção da tese no início do texto; utilize exemplos concretos para embasar seus argumentos; evite generalizações excessivas; seja claro quanto aos objetivos da proposta de intervenção. Com essas melhorias, sua redação ficará mais consistente e coerente com o tema proposto pelo Enem.

Sua redação apresenta 12 desvios!
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