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Por duda11
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Como dizia Thomas Hobbes "O home é o lobo do homem". Segundo o filósofo, o individualismo do ser humano o compele a viver em discordância com os outros. Embora seja considerado crime, o bullying está presente no cotidiano brasileiro. E com isso trás uma série de consequências, criando adultos violentos e inseguros, podendo chegar até mesmo ao suicídio.
Primeiramente, cabe ressaltar que esses insultos moldam a pessoa. Parafraseando o renomado educador brasileiro, Paulo Freire, "Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é se tornar o opressor". Nesse contexto, sua citação encaixa perfeitamente, já que muitas pessoas que sofreram bullying querem reverter a situação e acabam cometendo ações indecentes por impulso.
Situações como essa são retratadas na cinematografia, principalmente para o público adolescente. Um exemplo é o seriado "13 reasons why", onde a protagonista recebia agressões verbais e recorreu ao suicídio como uma fora de escape. Infelizmente, essa situação também ocorre na realidade, como foi o caso do Lucas Souza, um jovem de 16 anos que foi vítima do cyberbullying e suicidou-se.
Portanto, para que os efeitos do bullying na sociedade brasileira deixe de existir, o Ministério da Educação deve fazer palestras mensais em escolas sobre o respeito ao próximo e o Ministério da Saúde deve fazer uma campanha com profissionais da saúde mental sobre conscientização a vida, novamente em escolas, mas em locais de trabalho também, uma vez que todos, independente da idade, tem o direito de ter uma boa saúde mental.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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