Em primeira análise, cabe destacar a escassez da acessibilidade a eventos que promovam o meio cultural e artístico como uma das causas substanciais para o desapreço da população por essa área. Assim, apesar de se fazerem presentes medidas como eventos gratuitos à comunidade e projetos sociais para a inclusão de pessoas no ramo, ainda hoje o valor abusivo de locais como cinemas e exposições auxiliam em uma realidade onde 42% dos brasileiros não consomem esse conteúdo com frequência, segundo a pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (IBOPE). Lê-se, portanto, como nociva a percepção de que um grupo social seja tão privado de acessar lugares que são umas das principais fontes do conhecimento humano.
Outrossim, é notório o descaso do Governo com as suas obrigações dadas por lei em relação aos patrimônios brasileiros. O artigo 216 da Constituição Federal prediz como sendo de responsabilidade do Poder Público proteger e promover todo acervo nacional, utilizando diferentes formas de preservação. Contudo, é visível o constante descaso das autoridades durante o tempo que se passa após o tombamento de um local, visto que toda a fiscalização e cuidado com o determinado bem,que se fazem extremamente importantes para mantê-lo, não entram em vigor. Desse modo, é contraditório que em um país onde se faz presente uma história tão rica e diversa não exista o cuidado pertinente com tais locais.
Diante do exposto, torna-se imperativo que se amplie a valorização cultura brasileira. Dessa forma, cabe as empresas privadas incentivar, por meio de descontos nos ingressos para locais com cunho cultural, a visita aos mesmos, a fim de auxiliar nessa valorização. Ademais, o ministério da cultura deve, a partir de verbas disponibilizadas, manter e reformar os espaços públicos frequentados pela população, com o objetivo de haver o desfrutamento da comunidade. Espera-se, com isso alcançar a efetivação de todos os elementos elencados na Carta Magna.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada