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Por LeoGoncalves
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#113155
Na atual conjuntura brasileira, nota-se que o número de cidadãos inadimplentes com suas obrigações financeiras é um real problema para a economia do país. Deste modo, debater sobre a problemática do superendividamento da população é essencial. Assim, faz-se necessário o contato da população com a educação financeira e a implementação de políticas econômicas para reverter esta situação.
Deve-se destacar que, segundo a Serasa, mais da metade da população brasileira encontra-se inadimplente, ou seja, não consegue arcar com suas dívidas. Sabendo disso, instituições como o Banco Central do Brasil e a ANBIMA (Associação Brasileira das entidades dos mercados financeiro e de capitais) disponibilizam, de forma gratuita, cursos sobre educação financeira, uma vez que, noções sobre planejamento e matemática financeira podem ajudar as pessoas a contraírem menos débitos.
Além disso, cabe salientar a criação da lei 14.181/21 (Lei do Superendividamento), a qual, incluiu no Código de Defesa do Consumidor a garantia de práticas de crédito responsável, de educação financeira e de prevenção e tratamento de situações de superendividamento por meio da revisão e repactuação das dívidas, preservando o mínimo existencial.
Portanto, apesar de ser comum, o superendividamento não deve ser visto como algo normal. Para evitar contrair esse tipo de problema é essencial que a população tenha acesso a conhecimentos sobre educação financeira. Ademais, a lei 14.181 veio para ajudar os consumidores a mitigar suas dívidas e fechar as contas ao fim de cada mês.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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Por LeoGoncalves
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#113156
@geoca
@filipeluizzz
@Tovic
@Katsmoking

Olá, sou novo por aqui e vi seus nomes nas redações melhores pontuadas. Ficarei agradecido se vocês, escritores mais experientes, puderem avaliar meu texto.
Desde já, muito obrigado
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