São Tomás de Aquino defendia que todas as pessoas de uma sociedade devem possuir a mesma importância. Entretanto, a questão da equidade salarial contraria a percepção do filósofo, visto que, no Brasil as mulheres são vítimas de constante discriminação. Dessa forma, é necessário que medidas sejam aplicadas para alterar essa infeliz situação, que possui como causa a falta de políticas públicas e o debate sobre o tema.
Deve-se pontuar, de início, que a falta de debate sobre a diferença salarial entre gêneros mostra-se como um empecilho à resolução do problema. Nesse sentido, Joseph Joubert traz contribuições ao tema ao defender que o debate pode levar ao progresso. Desse modo, para que haja uma equidade salarial entre homens e mulheres se faz necessário debater sobre. Por isso, trazer à pauta esse tema e discuti-lo aumentaria sua chance de atuação.
Ademais, verifica-se a falta de políticas públicas como uma das causas desse revés. Sob essa perspectiva, John Locke diz "As leis foram feitas para os homens e não os homens para as leis". Isso significa que, ao ser criado uma lei, a mesma deve ser planejada para melhorar a vida das pessoas quando aplicada. Todavia, está claro que a legislação não tem sido eficiente para garantir a igualdade salarial, já que, segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho) as mulheres recebem cerca de 20,5% a menos que homens.
Portanto, tornam-se necessárias medidas estratégicas para combater esse cenário. Como solução, é essencial que sindicatos, em parceria com escolas a exemplo de trabalhar para aumentar a compreensão do público sobre a disparidade salarial, promovam campanhas de conscientização e sensibilização por meio de palestras de debates com fito de propiciar uma mudança na infeliz realidade do mercado de trabalho hoje presente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada