Em primeiro lugar, faz-se necessário lembrar que a falta de conhecimento agrava a evolução, fazendo com que se torne um indivíduo sem opinião formanda, acarretando além de problemas sociais até problemas ecológicos. De acordo com a constituição federativa brasileira de 1988, presente no artigo (225°), todos têm o direito ao meio ambiente equilibrado. Em suma, a não implementação da lei faz o homem não possuir conhecimento, transformando-o em um ser acrítico.
Analogamente, a acomodação do indivíduo, o faz não se colocar a frente da problemática e não lutar pelos seus direitos. Consoante a isso, a conferência de Tbilisi- conferência intragovernamental de educação ambiental de 1977- mostra as bases da educação ambiental, por exemplo, a conscientização, conhecimento e participação do povo diante a meios ambientais. Paralelamente, a prática da temática é desproporcional a lei. Logo, acomodando o indivíduo em estado de direito.
Depreende-se, portanto, a necessidade estatal de combater o reflexo do indivíduo não crítico no meio socioambiental. Para tanto é mister que o estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para tornar o cidadão crítico no meio ambiental, urge que o Ministério do Meio Ambiente faça, por meio de propagandas, um mutirão ambiental que contará com campanhas e projetos socioambientais. Somente assim, será possível criar cidadãos críticos diante a sociedade e o meio ecológico. Assim, desprendendo da realidade do personagem Eric, e vivendo em plenitude homem e natureza.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.