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Por fernand4
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Na animação "Wall-E", produzida pela pixar, a humanidade é obrigada a deixar o planeta Terra depois de torná-lo inabitável em função da poluição da atmosfera e da quantidade de lixo gerado. Saindo da ficção, é perceptível que o acúmulo de lixo têxtil é um impasse que ameaça gravemente o meio ambiente, trazendo consequências como as emissões de carbono e a poluição dos oceanos.
Diante disso, é importante ressaltar como a liberação de gás carbônico contribui para o imbróglio. Segundo a Organização das Nações Unidas, a indústria da moda é responsável por até 10% das emissões de gás carbônico, o que traduz um grave problema, visto que o mesmo pode aumentar as médias de temperatura e desequilibrar o clima, por efeito da retenção de calor nas camadas mais baixas da atmosfera. Tal impacto ambiental tem a capacidade de devastar inúmeros ecossistemas, além de comprometer grande parte da diversidade.
Ademais, é profícuo analisar como a poluição de origem têxtil afeta os oceanos. De acordo com a Organização das Nações Unidas, se a poluição desenfreada do plástico não for atenuada nos próximos anos, em 2050 haverá mais plásticos no mar do que peixes. E a indústria da moda contribuirá com este fenômeno, uma vez que os tecidos sintéticos, como o poliéster e o náilon, soltam microplásticos a cada lavagem e contribuem com 35% de pequenas partículas espalhadas pelos oceanos. Esses resíduos trazem impactos vastos e arrasadores, uma vez que são consumidos por animais pequenos e por toda a cadeia alimentar posterior, passando por peixes, aves e mamíferos até chegar nos seres humanos.
Portanto, urge que o Ministério do Meio Ambiente, responsável pela política nacional do meio ambiente, em conjunto com o Governo Federal, proponha, por meio da contratação de profissionais capacitados, uma parceria com as indústrias têxteis, buscando métodos e hábitos mais sustentáveis, como desenvolver roupas que durem mais tempo e possam ser recicladas e reutilizadas, com o fito de reduzir a quantidade de resíduos têxteis e contribuir para a preservação ambiental. Assim, o Brasil poderá se distanciar cada vez mais do enredo de "Wall-E".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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