Avatar do usuário
Por cecimedrado
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#86910
É indiscutível que o direito à moradia é fundamental e deve ser garantido para todas as pessoas, sem exceções. Entretanto, essa não é a realidade de muitos indivíduos em diversos lugares, não só no âmbito brasileiro, mas mundialmente. Assim, a luta por habitação é constante. Ao analisar a situação, esse é um problema ocasionado devido à má gestão dos governos, falta de infraestrutura e negligência governamental.
Diante da má administração do governo em controlar as moradias e garantir os direitos da população, no Brasil há cerca de 33 milhões de pessoas sem moradia, de acordo com o relatório feito pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos. Nesse dado, há aproximadamente 24 milhões de pessoas que não possuem residência apropriada ou não têm onde morar, habitando nos grandes centros urbanos. Deste modo, é possível afirmar que os governos não oferecem o apoio necessário à população.
Além disso, a negligência governamental contribui para este problema, já que as próprias autoridades não desempenham a sua função corretamente ao não proporcionar moradia a todas as pessoas que habitam no país. De acordo com a constituição Federal de 1988, no Artigo 21 Cláusula 20, o governo federal não só garante a habitação como um direito, mas também identifica o governo federal como o responsável pelo desenvolvimento urbano, classificado como habitação, saneamento e transporte urbano. Logo, afeta toda a população por não cumprir o devido papel governamental.
As autoridades, portanto, são os principais agentes que podem solucionar a falta de moradia e garantir que todos tenham uma habitação adequada para viverem. Assim, irão tirar as pessoas de lugares precários e dar a elas ambientes favoráveis e dignos. Podem ser feitas construções coletivas (pensões, por exemplo) ou individuais (como as casas populares), auxílios oferecidos pelo governo para ajudar na condição financeira dos indivíduos e prevenir a perda de suas moradias. Também podem ser melhoradas as infraestruturas das periferias, garantindo casas melhores e outros direitos como saneamento básico. E, claro, o governo colocar em prática e identificar que a sua responsabilidade de garantir os direitos para todo o corpo social é fundamental e importante para a sociedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
750 Exibições
por vinicius2008
0 Respostas 
183 Exibições
por Eduardaferr
a falta de moradia e luta por habitação
por marqwes    - In: Outros temas
0 Respostas 
247 Exibições
por marqwes
Direito a moradia digna no Brasil.
por LaisVilela    - In: Outros temas
0 Respostas 
196 Exibições
por LaisVilela
1 Respostas 
296 Exibições
por lilica4soa
COMO GARANTIR O DIREITO À MORADIA NO BRASIL
por Thete    - In: Outros temas
0 Respostas 
142 Exibições
por Thete
0 Respostas 
90 Exibições
por Eliel6373737
0 Respostas 
301 Exibições
por Anabia18
1 Respostas 
249 Exibições
por KelveSilva
0 Respostas 
74 Exibições
por Juliaaluna99

Tendo em vista a imagem ruim do policial perante a[…]

OlrenBeat corrije minha redação pr[…]

Paulo Freire, em seu livro Pedagogia do Oprimido, […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM