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Por Alunox23
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#85165
A reciclagem é muito importante pra a nossa sociedade,para manter o nosso saneamento básico nas cidades,mas precisamos da compreensão dos nossos cidadões em vários aspectos da reciclagem,como,reutizacão dos materiais,mante o saneamento básico,deixa de jogar lixos nas ruas e em lugares inadequados é joga em lugares adequados,como,o lixo no lixo.
Portanto,devemos criar vários projetos em nossas sociedades,devoms está sempre a favor da reciclagem,manter essa reciclagem é sempre importante para a manutenção das ruas, rodovias e para a nossa segurança.É também livrar as pessoas de acidentes etc.
Enfim,seria muito bom se criarmos vários projetos e programas para combater o lixo e fazer uma reutizacão com conciência,como,brinquedos para as crianças é materiais favoráveis para as pessoas que necessitam destes materiais recicláveis,mas precisamos da compreensão dos nossos cidadões para ocorrer isso,porém, reciclagem acima de tudo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. A redação, neste nível, é elaborada com estruturas linguísticas rudimentares, que, embora se configure minimamente como um texto, apresenta graves problemas de pontuação, de grafia e de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por Gi69
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#85373
Olá, @Alunox23! Tudo bem?

Inicio dizendo que você não deve usar a 1°pessoa do singular (Eu), nem a 1° pessoa do plural (nós). Redija seu texto na 3° pessoa do singular.
Exemplo: (...)"mas precisamos da compreensão dos nossos cidadões em vários aspectos da reciclagem,como,reutizacão dos materiais" (...)
(...) "mas precisa-se da compreensão dos cidadãos acerca de vários aspectos da reciclagem, como a reutilizacão dos materiais" (...)


Atente-se à estrutura da redação do Enem, pois ela tem um padrãozinho. Cada período e cada parágrafo necessita de algo específico. Vou deixar um resumo, mas aconselho pesquisar mais sobre.
INTRODUÇÃO

5-7 LINHAS É UM TAMANHO BOM.

•CONTEXTUALIZAÇÃO: EXISTEM VÁRIAS MANEIRAS E ESTRATÉGIAS PARA COMEÇAR UM TEXTO. VOCÊ PODE COMEÇAR COM UM REPERTÓRIO OU UMA SIMPLES CONTEXTUALIZAÇÃO. PESQUISE ALGUMAS TÉCNICAS E VEJA QUAL GOSTA MAIS.
•PROBLEMATIZAÇÃO: O QUE VOCÊ PENSA SOBRE O TEMA, OU SEJA, QUAL É A SUA TESE?
•ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO/ PROJETO DE TEXTO: É UM SPOILER DOS ARGUMENTOS.

DESENVOLVIMENTO

COLOQUE NO MÍNIMO UNS 4 PONTOS FINAIS NO DESENVOLVIMENTO , UM PARA CADA TÓPICO APRESENTADO ABAIXO:

•TÓPICO FRASAL (1 linha ou 1 linha e meia) : É O PRIMEIRO PERÍODO DO DESENVOLVIMENTO, NELE VOCÊ DEVE RETOMAR SEUS ARGUMENTOS NA ORDEM QUE VOCÊ OS COLOCOU NA INTRODUÇÃO. É BEM SIMPLES, PESQUISE SOBRE.
•ARGUMENTAÇÃO (4- 5 linhas e meia):
VALE LEMBRAR QUE PARA ARGUMENTAR BEM, É PPRECISO DEFENDER O SEU PONTO DE VISTA, DIZER AS CAUSAS DO PROBLEMA — 1 NO D.1 E OUTRA NO D.2. PARA ISSO, SE PERGUNTE: "POR QUE ESSE PROBLEMA ESTÁ ACONTECENDO?"
COLOQUE TAMBÉM UMA CONSEQUÊNCIA DELE, PARA ISSO SE PERGUNTE: "O QUE ISSO GERA?". NÃO ESQUEÇA DE APRESENTAR UM REPERTÓRIO PARA COMPROVAR O QUE VOCÊ ESTÁ DIZENDO.
•FINALIZAÇÃO ( 1 linha ): EXISTEM VÁRIAS TÉCNICAS PARA FINALIZAR O DESENVOLVIMENTO. AQUI VAI UMA: DIGA QUE O QUE FOI DITO NO PARÁGRAFO É INADMISSÍVEL, INACEITÁVEL, OU ALGO ASSIM.

CONCLUSÃO

7 LINHAS
•AGENTE: QUEM VAI FAZER A AÇÃO?
•AÇÃO: O QUE VAI SER FEITO
•MEIO: COMO VAI SER FEITO?
•FINALIDADE: COM QUAL INTUITO ISSO SERÁ FEITO?
•DETALHAMENTO: O DETALHAMENTO É UMA INFORMAÇÃO EXTRA. QUE TAL DETALHAR O AGENTE? PARA ISSO PERGUNTE-SE PELO QUE ELE É RESPONSÁVEL.

MAIS UMA COISA MUITO IMPORTANTE: O ENEM QUER QUE VOCÊ USE CONECTIVOS E CONJUNÇÕES ADEQUADAMENTE. SÃO PALAVRINHAS QUE AJUDAM A DAR CONTINUIDADE E EXPRESSAR NOSSAS IDEIAS AO LONGO DO TEXTO. EXISTEM DIVERSOS TIPOS, POR ISSO ACONSELHO PESQUISAR SOBRE.

Agora vamos aos erros ortográficos:

A reciclagem é muito importante pra para a a nossa sociedade, para manter o nosso saneamento básico nas cidades,mas precisamos da . Por isso, é necessário a
compreensão dos nossos cidadões em acerca de / sobre vários aspectos da reciclagem,como, reutizacão dos materiais,mante manter o saneamento básico,deixa deixar de jogar lixos nas ruas e em lugares inadequados é joga jogá-lo em lugares adequados,como,o lixo no lixo. Redundante. Se não é para jogar lixo em lugares inadequador é porque é para jogar em lugares adequados. Não precisava dizer isso.
Portanto,devemos deve-se criar vários projetos em nossas sociedades,devoms está estar sempre a favor da reciclagem, . manter essa reciclagem é sempre importante para a manutenção das ruas, rodovias e para a nossa segurança.É também livrar as pessoas de acidentes etc.
Enfim,seria muito bom se criarmos forem criados vários projetos e programas para combater o lixo e fazer uma reutizacão reutilização com conciência consciência ,como, brinquedos para as crianças é materiais favoráveis para as pessoas que necessitam destes materiais recicláveis,mas precisamos Precisa-se da compreensão dos nossos cidadões cidadãos para ocorrer isso,porém, reciclagem acima de tudo.

DICAS: LEIA;
ESTUDE GRAMÁTICA;
LEIA REDAÇÕES NOTA MIL;
ESTUDE A ESTRUTURA DO TEXTO DISSERTATIVO;
PESQUISE O QUE É REPERTÓRIO, PARA QUE SERVE E TENHA ALGUNS;
PESQUISE O QUE SÃO CONJUNÇÕES E CONECTIVOS;
PRATIQUE MUITO E NÃO DESISTA!


SE FIZER ISSO, DEPOIS DE UM TEMPO VERÁ RESULTADOS. INSISTA, PERSISTA E NUNCA DESISTA! STRONG HUG!💝

Esforço é essencial, mas não é só com isso que chegamos onde queremos. Força, galera!
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