Visto aspectos observados que os desafios educacionais para surdos não seja um assunto novo, ainda na época em que grandes filósofos viveram pessoas com deficiência auditiva sofriam discriminação por indivíduos que duvidavam de sua capacidade de aprender, além de seu limitado acesso à educação naquela época. Posteriormente nos dias atuais apesar dos avanços no ensino educacional, e na tecnologia as dificuldades de aprendizado e comunicação continuam evidentes.
Atualmente pessoas com algum tipo de deficiência sejam elas físicas ou mentais sofrem com o sistema educacional brasileiro, e apesar das leis que lhes oferecem direitos ao ensino, e desenvolvimento de habilidades, a nossa realidade é diferente, isso porque existem vários fatores que impossibilitam que eles tenham total acesso ao conhecimento.
Inclusive a falta de investimento da parte do governo em capacitação de profissionais para auxiliarem de melhor formas essas pessoas, é um grande contribuinte, assim como, o desinteresse de indivíduos de aprender como se comunicar e/ou interagir, é muito grande causando ainda mais apuros para esses cidadãos que não conseguem ter uma boa comunicação com pessoas que não os compreendem. Com isso, vemos cada dia mais a desigualdade social crescendo.
Diante das circunstâncias, poderiam aderir campanhas de conscientização, e escolas poderiam criar projetos de inclusão, assim como, profissionais se capacitassem para oferecerem novas oportunidades, como cursos técnicos, e também ensino superior em escolas e universidades públicas e privadas. Da mesma forma empresas podem abranger espaços, com todo o apoio necessário, para contratar essas pessoas. Com isto é possível ter um futuro diferente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada