No Brasil há um sério problema em relação a falta de acesso, visto que, atualmente, está em um cenário de desigualdade social. Segundo a teoria da Tabula Rasa, usado pelo filósofo inglês John Locke, na qual a mente é como uma folha em branco e todo processo do saber, do conhecer e do agir é aprendido através da experiência. Diante disso, é possível observar que, na sociedade atual, há falta do hábito de leitura que se dá, principalmente, pelo ensino precário e muitas vezes pelo analfabetismo da classe social marginalizada. Por consequência, os jovens não recebem estímulo e alcance para enriquecer o conhecimento e leitura. Dessa maneira, é substancial que ocorra reforma e democratização de forma coerente relacionada á realidade de cada jovem.
Ademais, é necessário pontuar a desestimulação dos jovens por causa da internet. Segundo Adorno e Horkheimer, filósofos e criadores do conceito de indústria cultural, a mídia manipula os comportamentos e atividades dos sujeitos visando lucro. Diante essa linha de raciocínio, os pais colocam seus filhos desde novos para se entreter com vídeos na internet, de modo que as crianças não deem trabalho. Consequentemente, esses crescem sem estímulo para a leitura, cada vez mais ligado a jogos e a vida online. Contudo, faz-se mister que as famílias despertem o interesse, de forma didática e criativa para que tenham gosto pela leitura.
Portanto, ao se analisar esses problemas, medidas devem ser tomadas. Para tanto, o Ministério da Educação, em parceria com as mídias sociais, deve alertar o corpo social sobre as consequências da falta de leitura na fase infanto-juvenil e prevenirem. É necessário fazer isso por meio de propagandas nas plataformas como Twitter e Facebook para que haja mais chances de atingir um grande público. Além disso, é fundamental que as escolas e as famílias deem exemplo e relações entre a leitura e os interesses das crianças. Contudo, que as classes marginalizadas também tenha acesso, através de bibliotecas e feiras literárias, a fim de incluir todos, no âmbito social, ao hábito de ler e tornar o conhecimento mais amplo e diversificado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada