O preconceito racial está presente no cotidiano brasileiro e devido a isso, muitas vezes é tratado com indiferença e naturalidade. É como o caso da falta de representatividade no entretenimento, já que é muito raro encontrar filmes e séries protagonizados por negros. Pode parecer um fator irrelevante, mas ele acarreta em várias consequências negativas para a sociedade, especialmente para os negros, que podem se sentir excluídos da mídia. Além disso, conclui-se que a mídia não está realizando o seu papel de meio conscientizador, já que, ao invés de usar estratégias para extinguir o preconceito, ela está excluindo uma parte da sociedade.
Como qualquer outro tipo de preconceito, o racismo também também muda a vida de suas vítimas. No Brasil, milhares de pessoas morrem por ano devido à cor de sua pele. Como exemplo, cita-se o caso ocorrido em 2020 em um dois seguranças brancos assassinaram um homem negro em um supermercado.
Contudo, a questão do racismo só deverá acabar quando as autoridades tomarem atitudes à respeito. Como exemplo dessas atitudes, o governo brasileiro pode criar punições maiores e mais severas contra as pessoas que forem vistas praticando ações racistas, pois assim elas seriam incentivadas a deixarem o preconceito de lado. Somado a isso, aconselha-se que a Ancine coloque em vigor uma regra que determine que cada produção cinematográfica brasileira contenha uma porcentagem de atores negros a fim de aumentar o sentimento de representatividade e reduzir o de exlusão. Com essas medidas, espera-se que o racismo seja expulso da sociedade, e não mais um personagem de grande importância.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.