Para o filósofo Michel Foucault, a maior punibilidade infelizmente não diminui a criminalidade, em virtude de que a objetificação sexual precisa ser constantemente combatida a fim de assegurar o bom desenvolvimento físico e emocional dos indivíduos. Nesse viés, é válido ressaltar o papel do Estado como garantidor constitucional da proteção dos cidadãos, haja vista que cabe legalmente aos entes federativos a efetividade da segurança pública.
Por conseguinte, a cultura da sexualização leva as vítimas de assédio a deixarem de denunciar, visto que em diversos casos a culpa é atribuída a quem sofre a agressão. Segundo o sociólogo Julio Jacobo, mais de 95% dos autores do abuso não são presos, pois a população tolera crimes principalmente contra as mulheres, as quais são acusadas de se portarem de maneira provocativa. Além disso, devido a falta de educação sexual nas escolas, jovens e crianças sofrem com o processo de objetificação do corpo sem relatar aos pais ou responsáveis, já que não sabem da gravidade do problema.
Em suma, a fim de combater o abuso sexual, a sociedade deve estar atenta a isso. Para tanto, é essencial a união entre o Estado e os órgãos de segurança pública no combate à objetificação do corpo, através da promoção e intensificação de campanhas educativas, com o intuito de conscientizar a população sobre o abuso. Além disso, o Estatuto da Criança e do adolescente ao afirmar que os jovens também possuem direitos, deve fornecer maior proteção e prioridade para esse grupo da sociedade uma vez que são os mais afetados com o problema do assédio sexual. Somente assim, será possível combater os crimes de abuso e garantir a proteção das vítimas, dessa maneira, desconstruindo a cultura da sexualização presente na sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.