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Por Igorfs
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No documentário "Pro Dia Nascer Feliz", é retratada a situação de diferentes escolas, onde, frequentemente apresenta-se casos de violência decorrentes da situação socioeconômica de alguns estudantes. Nesse contexto, pode-se observar a verossimilhança com instituições de ensino brasileiras em pleno século XXI. Nesse sentido, percebe-se a desigualdade social e a omissão estatal como as raízes da problemática em questão.

Em primeiro plano, a estratificação econômica injusta da sociedade se configura para a perpetuação do quadro atual. Para o economista e filósofo Karl Marx, o proletário, coletivo de trabalhadores assalariados, está sujeito à burguesia, que por sua vez, através da posse dos meios de produção explora de seus subordinados. Assim, conclui-se que membros da classe trabalhadora muitas das vezes ficam em situação de vulnerabilidade social, pois, não possuem acesso igualitário de renda e consequentemente educação. Logo, leva-se a um processo de marginalização e exclusão social.

Outrossim, a passividade governamental se complementa para uniformidade dos problemas educacionais. Segundo o filósofo Jean-Jacques Rousseau, é dever do estado garantir a liberdade, os direitos e bem estar dos Homens. Entretanto, essa visão não se relaciona com a realidade, haja vista o descaso do estado para com a conjuntura da presença da violência escolar. Dessa forma, verifica-se a necessidade da presença da administração pública para garantir igualdade de direitos e estabilidade no ambiente educacional.

Portanto, medidas devem ser tomadas para que se resolva o problema da violência na escola no Brasil. Para isso, urge que o Ministério da Educação- órgão responsável pelas demandas educacionais do país- promova politicas públicas, por meio de programas de financiamento estudantil, para assim, acabar com a desigualdade social na estrutura educacional. Destarte, somente assim será possível reverter o quadro apresentado em "Pro Dia Nascer Feliz".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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