Em primeiro plano, a estratificação econômica injusta da sociedade se configura para a perpetuação do quadro atual. Para o economista e filósofo Karl Marx, o proletário, coletivo de trabalhadores assalariados, está sujeito à burguesia, que por sua vez, através da posse dos meios de produção explora de seus subordinados. Assim, conclui-se que membros da classe trabalhadora muitas das vezes ficam em situação de vulnerabilidade social, pois, não possuem acesso igualitário de renda e consequentemente educação. Logo, leva-se a um processo de marginalização e exclusão social.
Outrossim, a passividade governamental se complementa para uniformidade dos problemas educacionais. Segundo o filósofo Jean-Jacques Rousseau, é dever do estado garantir a liberdade, os direitos e bem estar dos Homens. Entretanto, essa visão não se relaciona com a realidade, haja vista o descaso do estado para com a conjuntura da presença da violência escolar. Dessa forma, verifica-se a necessidade da presença da administração pública para garantir igualdade de direitos e estabilidade no ambiente educacional.
Portanto, medidas devem ser tomadas para que se resolva o problema da violência na escola no Brasil. Para isso, urge que o Ministério da Educação- órgão responsável pelas demandas educacionais do país- promova politicas públicas, por meio de programas de financiamento estudantil, para assim, acabar com a desigualdade social na estrutura educacional. Destarte, somente assim será possível reverter o quadro apresentado em "Pro Dia Nascer Feliz".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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