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O verso “eu só quero chocolate!” da música “Chocolate” do cantor brasileiro Tim Maia expressa a paixão pessoal de Tim pelo doce. Embora a música tenha sido feita antes do período de pandemia da COVID-19, ilustra o hábito alimentar que cresceu notavelmente durante o período. O consumo do chocolate sem moderação estimula a fuga emocional dos consumidores que buscam alívio e conforto momentâneo e configura um dos principais reflexos negativos sobre a pandemia nos hábitos alimentares no Brasil.
Haja visto que as crescentes crise econômica, desigualdade social, número de mortos pela doença e o isolamento social comprometeram a saúde mental dos brasileiros durante a pandemia, os hábitos alimentares também foram impactados, pois estes têm relação intrínseca com o bem-estar. Segundo uma pesquisa realizada pelo Vigilantes do Peso, programa que busca melhorias na saúde através do IMC e dietas, 27% dos brasileiros estão ansiosos e comendo mais do que o normal e 20% estão menos saudáveis.
Logo, o aumento do consumo sem moderação de substâncias como álcool, chocolate e café, oferecem riscos à saúde. Nessas circunstâncias, ao consumir essas substâncias o indivíduo é submetido a um alívio imediato e efêmero da angústia vivenciada e recorre novamente ao consumo quando é exposto a outra situação-problema, criando um ciclo. Todavia, o risco se estende também às escolhas alimentares não-saudáveis(alto consumo de industrializados), ocasionadas instintivamente pelos indivíduos que vivenciam stress, que resultam na maior propensão a doenças cardíacas e declínio da saúde física.
Portanto, é primário dever do Ministério da Saúde oferecer programa de atenção e tratamento das doenças mentais aliadas à má alimentação desenvolvidas durante a pandemia. O programa deve oferecer atendimento multidisciplinar com psiquiatras, nutricionistas e psicólogos, para promoção de tratamento da saúde física e mental através de consultas periódicas e acompanhamento, e desenvolver cartilhas explicativas e palestras sobre a importância da alimentação saudável e da saúde mental nas escolas todo o Brasil, a fim de que o impasse seja freado e o doce chocolate de Tim Maia não se torne um amargo problema.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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