É notório que o racismo é um problema social que atinge o Brasil e o mundo por conta do preconceito que uma grande maioria das pessoas carregam como forma de divisão social, afetando de modo negativo a forma que negros são vistos e tratados pela sociedade.
Ainda convém lembrar que essa divisão tem contato direto com a inclusão e o respeito entre a população, conduzindo ações trágicas como mortes e ataques a indivíduos de raça negra. Um exemplo disso foi o assassinato do afro-americano George Floyd que foi morto em uma abordagem militar nos Estados Unidos após a suspeita de um policial branco de que George teria usado uma nota falsa em um supermercado.
Apesar do Brasil ser um pais homogêneo em relação a tons de pele e cultura, ele ainda precisa evoluir em relações sociais para que não haja discriminação entre as pessoas, permitindo que todos sejam tratados com justiça em qualquer área coletiva, fazendo com que não ocorra acontecimentos como o do Americano citado anteriormente.
Sendo assim, a forma mais viável para que as relações entre raças não seja um problema é a propagação através de protestos e formas de expressões passivas como a arte e a música, de que esse não é um meio eficiente de resolver interesses culturais e pregando a igualdade entre todos por todo o globo, o que pode ser feito por qualquer pessoa e em toda área social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.