Avatar do usuário
Por lidiafortes
Quantidade de postagens
#114925
Conforme Confúcio, filósofo chinês, afirmou: se queres prever o futuro, estuda o passado. De maneira análoga a isso, é evidente que, no cenário contemporâneo brasileiro, o racismo está intimamente ligado à lenta mudança na mentalidade das pessoas, visto que apesar da abolição da escravatura ter sido efetivada no século XIX, a opressão contra a população negra é constante. Sob tal ótica, a má influência de ações constitucionais e a lacuna de representatividade, são aspectos relacionados à problemática.
A princípio, no que se tange ao tema, é imprescindível destacar a má influência das autoridades como um grave empecilho. De acordo com o relatório da Rede de Observação da Segurança, grupo de estudos sobre violência, aproximadamente 78% dos negros são mortos pela polícia. Desse modo, se a própria constituição criada para garantir a segurança pública e proteger a população comete tal crueldade e preconceito, quem dirá a sociedade. Torna-se primordial, portanto, que as autoridades saiam da imobilidade em que se encontram.
Em segundo plano, convém ressaltar que a lacuna de representatividade é um impasse que carece um olhar mais crítico de enfrentamento. Isso porque, segundo o rapper Mano Brown, não se vê pessoas negras na televisão. Nessa perspectiva, a negligência da Mídia é frequente, uma vez que os negros apenas são chamados para participar de programas de televisão para contar tragédias pessoais, no aniversário da Lei Áurea e/ou no dia da Consciência Negra. Dessa maneira, embora não pareça, os fatos mencionados contribuem para as pessoas enxergarem, de forma preconceituosa, a população negra como um povo sofrido e excluído.
Logo, são indispensáveis medidas para combater o racismo no hodierno cenário brasileiro. Faz-se necessário que a Mídia aumente a representatividade de pessoas negras nos programas de televisão, a fim de empoderá-los como protagonistas em novelas e apresentadores de programas de grande audiência. Ademais, cabe ao Governo, junto ao Poder Legislativo, reforçar as leis que já existem, e garantir a eficácia delas, para punir, sem direito à fiança, os criminosos que cometerem tal brutalidade. A fim de estabelecer, de fato, justiça e igualdade à toda população independente da sua diversidade racial. Se essas medidas forem tomadas, tal problemática não terá mais vínculo na atualidade e será vista, definitivamente, apenas como parte do passado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
134 Exibições
por Arttailaine
0 Respostas 
119 Exibições
por mariadudaa15
1 Respostas 
225 Exibições
por kamito279
O uso da tecnologia hoje em dia
por Manus    - In: Outros temas
0 Respostas 
54 Exibições
por Manus
Racismo nos gramados/futebol
por Narmy    - In: Outros temas
0 Respostas 
118 Exibições
por Narmy
1 Respostas 
35 Exibições
por clara222
0 Respostas 
104 Exibições
por Gegeozinha
1 Respostas 
84 Exibições
por Sooofll
0 Respostas 
59 Exibições
por anaclaraeoeo
0 Respostas 
70 Exibições
por eudanisimoni

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM