O racismo e a desigualdade social ainda acontecem constantemente no século XXI, muitas das vezes as pessoas que sofrem com esse mal, são principalmente pessoas de cor negra e da classe baixa da sociedade mundial, e isso já vem acontecendo há muito tempo.
O racismo ainda acontece muito na atualidade, e muitos casos de racismo ainda é deixado de lado pela sociedade, isso é verdade?
Sim, pois a população negra mundial é a quê mais sofre com a desigualdade social no mundo e isso faz com quê esses casos de racismo serem esquecidos.
A desigualdade não é o oposto do racismo, sofrendo novamente com isso, a população negra e da classe baixa do mundo, que por ter uma vida financeira ruim são muita das vezes excluídos da sociedade, e a desigualdade acontece também quando uma pessoal é descriminada por ter a cor de pele escura, sendo assim, no ponto de vista das outras pessoas, que por aquela pessoa ter a cor negra, ela não poderia exercer certas profissões de alta no mercado de trabalho, como a advocacia e a medicina, por serem os empregos mais procurados no mercado de trabalho.
Já podemos ver uma grande mudança nesses casos de desigualdade social e racismo, com a implantação da lei que torna o racismo como crime, podendo ser preso aquele que praticar o ato de discriminação racial, e a desigualdade social também está a cada dia diminuindo, com o aumento de pessoas de baixa renda no mercado de trabalho mundial.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.