Em síntese, a cultura do consumismo implica na produção do lixo eletrônico. O consumismo é a compra excessiva de algum produto. Sendo assim, um exemplo dessa prática é quando há o lançamento de um novo aparelho e o antigo é guardado de forma indevida, resultando no estrago da bateria e do aparelho. Consequentemente, o descarte é feito em lixões e terrenos baldios favorecendo intoxicações e cortes por parte dos coletores e superlotação de locais autorizados para o despejo.
Ademais, os danos à camada de ozônio também é outra consequência. A "Greenpeace" é uma organização não governamental dedicada às questões questões ambientais e à atividade humana. Nos últimos anos a ONG anunciou sobre o aumento do lixo eletrônico em países em desenvolvimento. Acresce que o Brasil como o quinto maior produtor de lixo ajuda no desenvolvimento do buraco na camada de ozônio prejudicando a si mesmo devido ao câncer de pele ou por efeito do aquecimento global.
Então, a alta produção de lixo eletrônico é um problema crescente. Sendo assim, é dever do Ministério do Meio Ambiente e às ONGs em desenvolverem locais apropriados e acessíveis de descarte, assim como o lixo comum, de maneira que o eletrônico fique isolado dos animais e seres humanos, além da proteção de ações climáticas. Outro agente disseminador é a escola, onde os alunos aprenderiam na prática a descartar itens, como fones de ouvido sem agredir a natureza por meio de projetos conscientizadores e aulas de educação ambiental. Assim, as cidades estarão mais limpas e organizadas, resultando em menos uma preocupação para a sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.