No entanto, esse princípio, conhecido como “imperativo absoluto”, não foi implementado na realidade brasileira, pois muitas pessoas com a doença ainda são marginalizadas pela sociedade no geral e até mesmo familiares que, na maioria das vezes, não têm conhecimento de como a doença é transmitida. Como resultado, infelizmente, essa parcela da sociedade acaba sofrendo com problemas psicológicos por ser excluída de convívios sociais.
Ademais, outra razão para esse mal social é o descaso com as instituições formais de ensino. Ou seja, isso se deve porque as escolas que exercem um papel educativo às vezes focam mais no desempenho acadêmico dos alunos do que na promoção de programas que possam educá-los sobre o tratamento do HIV e desmistificar o estigma associado a ele, como palestras para pessoas com a doença e com profissionais de saúde. Desse modo, essa incapacidade de funcionamento das escolas leva a alunos despreparados que acabam por ver o assunto como irrelevante.
Por isso, o Ministério da Educação deve realizar ações educativas sobre o tema “A Importância do Conhecimento do HIV”, que serão ministradas em escolas, universidades e praças públicas por meio de debates e cursos com professores de biologia e doutores especialistas no assunto, a fim de fazer com que os cidadãos brasileiros percebam desde cedo a importância de apoiar as pessoas com a doença.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada