Segundo a psicóloga e mestre em psicologia Regi Moraes, “Quanto mais usamos e abusamos de filtros, mais insatisfeitos ficamos ao olharmos no espelho”. Mediante ao exposto, é possível estabelecer um paradoxo entre o sofrimento gerado pelo manuseio incansável de efeitos e a tentativa de se encaixar nos padrões de beleza, os quais são alimentados pelas ações de influenciadores digitais. Assim, pode-se citar que medidas são precisas para resolver o impasse, as redes municipais ou estaduais de ensino devem promover palestras e explicações sobre os impactos que tais atitudes podem causar na saúde mental das pessoas.
Paralelamente a isso, a intervenção das escolas será um meio significativo na construção do amor-próprio, visto que com o advento das modificações das relações digitais, e com a padronização estética a autoestima passou a ser negligenciada pelo corpo social. Dessa forma, outra medida considerável refere-se ao apelo dos meios digitais em valorizar e atender as campanhas de incentivo ao ato de não usar efeitos os quais distorcem o rosto. Ademais, a providência terá como finalidade extinguir o uso contínuo dos catálogos de efeitos nos contextos de circulação digital.
Portanto, em virtude dos fatos mencionados, o Ministério da Educação deve impor às escolas públicas e estaduais, palestras e debates que visem alertar os jovens dos perigos provocados pela negligência de atitudes impactantes na autoestima. Essas palestras deverão ser estabelecidas com a participação de profissionais da saúde, psicólogos e psiquiatras que expliquem os efeitos do uso para a saúde mental em conjunto com o apoio à campanhas contra o emprego dos filtros,em linguagem clara e acessível. Outrossim, é preciso que essas medidas visem combater o impacto negativo dos filtros sobre a autoestima, dessa forma as redes sociais se tornarão propícias ao convívio harmônico e saudável entre as pessoas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.