A princípio, a falta de debate caracteriza-se como um complexo dificultador. A "atitude blasé", termo proposto pelo sociólogo Georg Simmel, é a ação de ignorar uma situação em vez de dar crédito a ela. Diante disso, verifica-se uma lacuna em torno dos debates sobre a necessidade de vacinação no país, o que contribui com o aumento da falta de conhecimento da população sobre a questão, dado que é clara a diminuição do número de pessoas vacinadas nos últimos anos.
Outro ponto relevante é a má fluência midiática. Conforme Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Nessa perspectiva, pode-se constatar que a mídia, em vez de incentivar discussões que elevem o nível de informação de todos, influencia na consolidação do problema. Um exemplo disso é a propagação das chamadas "fake news", que prejudicam as campanhas de vacinação, fazendo, assim, com que muitas pessoas arrisquem suas vidas.
Portanto, é preciso que as escolas, em parceria com a prefeitura, promovan um espaço para rodas de conversa e debate sobre a questão no ambiente escolar, por meio de palestras ministradas por professores. Tais eventos podem ocorrer no período do contraturno, contando com a presença de agentes de saúde ou enfermeiros. Além disso, esses eventos devem ser abertos à comunidade e amplamente divulgados nas redes sociais, de modo que todos saibam a importância da popularização da vacinação no Brasil.
Podem corrigir, por favor?
@thayolivb
@Lavinia2004
@larissa0205
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada