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Por Tevinho
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Os catadores de materiais recicláveis, no Brasil, tem se deparado com a evolução da tecnologia que mudou o estilo de vida dessa classe trabalhadora, bem como a forma de trabalho de reciclagem que antes era ultrapassada e sem formalidade.
Nesse sentido, é importante especializar e capacitar esses trabalhadores que antes do advento da tecnologia, faziam o trabalho de reciclagem catando lixo, literalmente, para a própria subsistência.
Evidentemente, não é difícil de perceber que, ao andar pelas ruas e avenidas das metrópoles, constata-se que muitos catadores de materiais recicláveis são moradores de rua. Tendo em vista que este cenário revela o contraste entre a pobreza e a riqueza, isto é, a desigualdade social, muito comum em países subdenvolvidos, como o Brasil.
Dessa forma, as autoridades, por meio de parcerias entre o Terceiro Setor, e o poder executivo que, juntos, desenvolveram, através de projetos das ONGS, um sistema de reciclagem moderno. Por conta disso, foram criados empregos, mudando o estilo de vida dos catadores, que eram, em sua maioria, moradores de rua, assim como, contribuiu, também, para o meio ambiente e para o bem-estar da sociedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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