Logo, é primordial ressaltar que a negligência governamental repercute precarização das relações trabalhistas. Ilustra esse quadro, a comprovação, por meio de pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, de que cerca de 90% dos novos postos de trabalho criados em 2021 são informais, ou seja, não se submetem as leis do trabalho. Isso porque, ainda que detenha poder para implementar qualidade de vida, o Estado, fundamentado em pressupostos obsoletos como a CLT, não cumpre sua função social, já que, permite submissão do cidadão à exploração, estresse, baixos salários e excessivas jornadas que caracterizam o exercícios laboral sem carteira assinada. Dito isso, é factível compreender que tais documentos oficiais não se adequam à realidade contemporânea permeada por informalidade e novas tecnologias.
Assim, fica evidente que as mídias agravam esse cenário na medida em que promovem massificação dos indivíduos. A Quarta Revolução Industrial, ocorrida no século XX, alterou as relações interpessoais na vida privada e no trabalho. Isso porque, através da implementação das redes sociais, foi possível propagar mensagens hegemônicas que influenciam o comportamento da sociedade. Diante disso, é fato que ideologias favoráveis a aplicativos como Uber e Ifood são disseminadas no Instagram e Facebook e tendem a alterar a percepção de realidade dos trabalhadores, levando-os a buscar “independência financeira” e “controle sobre os próprios horários”, meros disfarces que escondem o caos da informalidade presente nesses aplicativos.
Portanto, é mister o Ministério do Trabalho e Previdência, em consonância com suas secretarias, promova reestruturação legislativa, objetivando adequar as normas pré-estabelecidas à realidade moderna, permeada pelas tecnologias da informação. Tal ação deve ser efetivada por meio de elaboração, por tais agentes, de projeto de lei a ser aprovado pela Câmara dos Deputados. Nesse sentido, este deve determinar a abrangência da obrigatoriedade da CLT a empresas online e aplicativos como Ifood e Uber. Nesse sentido, poder-se-á reverter a obsolescência da CLT e assegurar, a todos os trabalhadores, direitos básicos adquiridos durante o Governo Vargas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.