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Por Samara102006
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#117028
No seriado estadunidense "Todo Mundo Odeia o Chris" é exposto,ao decorrer dos episódios,o racismo vivenciado pelo jovem negro ao ocupar um espaço onde até então só haviam brancos. Análogo a ficção,está a realidade de milhares de negros que após anos de exclusão social ,hoje são vítimas do preconceito,de parte da sociedade,por terem derrubado barreiras não somente físicas como também sociais. Desse modo, é de suma importância compreender o motivo e o que a discriminação diante dos "rolezinhos" significa no contexto social brasileiro.

Diante disso,o aumento na procura por esses ambientes,de certa forma elitistas, tem grande influência dos temas que são abordados nas músicas que circulam dentro das periferias. Nesse viés,o "Rap do Silva" do "Dj Kinho" expõe como funk ,dentre outros gêneros,possue enorme impacto na vida daqueles jovens que veem em cada letra a sua realidade ,ou, a que gostaria de ter. Tendo isso em vista,nota-se que o poder aquisitivo é um assunto bastante citado nas composições e até mesmo nos clipes que são divulgados. Porém,ainda que os incentivem a ascenderem economicamente,também os confundem a respeito de qual é de fato sua classe social,pois o que é apresentado ,em algumas canções,não são condizentes com a desigualdade social vivenciada por eles.

Destarte,o preconceito enfrentado por eles é reflexo da disparidade social existente no Brasil. Assim como foi dito no livro "A Revolução dos Bichos" do escritor "George Owlle","todos são iguais mas uns são mais iguais do que outros",Isto é, na teoria todos compartilham dos mesmos direitos e deveres. Entretanto,isso não é realmente observado,haja vista existe uma grande parcela do coletivo que vive constantemente um distanciamento perante outras classes sociais. Isso ocorre devido as diferenças econômicas entre elas,resultando também em locais frequentados apenas pelos mais ricos e quando há a democratização desses lugares eles são vistos como como não sendo pertencentes aquele determinado espaço.

Portanto,medidas deverão ser tomadas a fim de que tais problemas sejam extinguidos de todo o território nacional. Logo,cabe ao "Ministério da Educação" elaborar objetivos que busquem conscientizar a juventude,principalmente a dos bairros periféricos,por meio de aulas, rodas de conversa e palestras,inclusas na base curricular na base educacional curricular,com discussões sobre o tema e de que maneira isso os atrapalham em suas vidas cotidianas,a fim de que a estratificação social refletida no preconceito vivido pelos mesmos possa ser combatida através da educação. Para que, tantos meninos e meninas que se identificam com o Chis sintam-se ,enfim, pertencentes.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por EmillyySilva
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#117050
Olá! Tudo bem? Espero que seu dia esteja "maravilindo"!

— não sou uma corretora profissional, então estou sujeita a erros.


Comentário após correção: Samara você está no caminho certo, ok? não fique insegura sobre seus textos, pode ter certeza que é errando que se aprende! só não pode perder a força de vontade de escrever cinco redações por semana ksksks. qualquer coisa estamos aqui para ajudar! bons estudos!

⠀ᵃⁿᵃˡⁱˢᵉ
╔═══════════════════╗
INTRODUÇÃO
════════════════════

No seriado estadunidense "Todo Mundo Odeia o Chris" é exposto,ao decorrer dos episódios,o racismo vivenciado pelo jovem negro ao ocupar um espaço onde até então [01] só haviam brancos. Análogo a ficção,está [é] a realidade de milhares de negros que após anos de exclusão social ,hoje são vítimas do preconceito,de parte da sociedade,por terem derrubado barreiras não somente físicas como também sociais. Desse modo, é de suma importância compreender o motivo e o que a discriminação diante dos "rolezinhos" significa no contexto social brasileiro. [02]


════════════════════


『』Análise geral:

01
↳ o "até então" é entre vírgulas.

02
↳ Aqui, precisaria dos textos motivadores para entender melhor as teses centrais do tema, e, assim, ver se mantem sua análise no rumo que ele deseja. Mas fora isso sua introdução está muito boa, porém se o tema tiver um foco amplo sobre o problema, seria necessário debater de forma mais ampla também.
- - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - -

╔═══════════════════╗
PRIMEIRO DESENVOLVIMENTO
════════════════════

Diante disso,o aumento na procura por esses ambientes,de certa forma elitistas, tem grande influência dos temas que são abordados nas músicas que circulam dentro das periferias. [01] Nesse viés,o "Rap do Silva" do "Dj Kinho" expõe como [o] funk ,dentre outros gêneros,possue [um] enorme impacto na vida daqueles jovens que veem em cada letra a sua realidade ,ou, [sem vírgulas no ‘’ou’’] a que gostaria de ter. [qual realidade? diferente da que eles queriam? uma problemática?] Tendo isso em vista,nota-se que o poder aquisitivo é um assunto bastante citado nas composições e até mesmo nos clipes que são divulgados. Porém, ainda que os incentivem a ascenderem economicamente,também os confundem a respeito de qual é de fato sua classe social, pois o que é apresentado ,em algumas canções,não são condizentes com a desigualdade social vivenciada por eles. [02]

════════════════════


『』Análise geral:

01
↳ok, mas qual seria o verdadeiro problema desses ambientes, você precisa deixar mais claro. Exemplo, seria o preconceito? um ambiente hostil? a falta de maturidade da juventude que se deixa influenciar pelo que veem, ao ponto de utilizar drogas e bebidas alcoólicas?... Faço essas perguntas para ajudar a perceber o que talvez tenha faltado naquela parte da argumentação, até porque, como leitor, preciso primeiro entender o impasse em torno dos ‘’rolezinhos’’ para acompanhar seu ponto de vista.

02
↳ e qual seria o problema central de tudo isso? Tente debater e relacionar isso com o ambiente dos ‘’rolezinhos’’.
- - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - -

╔═══════════════════╗
SEGUNDO DESENVOLVIMENTO
════════════════════

Destarte,o preconceito enfrentado por eles [eles quem?] é reflexo da disparidade social existente no Brasil. Assim como foi dito no livro "A Revolução dos Bichos" [vírgula] do escritor "George Owlle", [01] "todos são iguais mas uns são mais iguais do que outros",Isto é, na teoria todos compartilham dos mesmos direitos e deveres. Entretanto,isso não é realmente observado,haja vista [que] existe uma grande parcela do coletivo que vive constantemente um distanciamento perante outras classes sociais. Isso ocorre devido as [às] diferenças econômicas entre elas,resultando também em locais frequentados apenas pelos mais ricos e quando há a democratização [02] desses lugares eles são vistos como não sendo pertencentes aquele determinado espaço.

════════════════════

01
↳ sem aspas no nome do escritor.

02
↳ essa palavra "democratização" foi usada da forma errada. Significado: é um ambiente em que os cidadãos participam igualmente. Ali, no final, parece que você afirma que existe a democratização e depois contradiz dizendo que não há. Cuidado na hora de construir suas frases argumentativas.


- - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - -

╔═══════════════════╗
CONCLUSÃO
════════════════════


Portanto,medidas deverão ser tomadas [vírgula] a fim de que tais problemas sejam extinguidos de todo o território nacional. Logo,cabe ao "Ministério da Educação" elaborar objetivos que busquem conscientizar a juventude,principalmente a dos bairros periféricos,por meio de aulas, rodas de conversa e palestras,inclusas na base curricula na base educacional curricular,[01] com discussões sobre o tema e de que maneira isso os atrapalham em suas vidas cotidianas,a fim de que a estratificação social refletida no preconceito vivido pelos mesmos possa ser combatida através da educação. Para que, tantos meninos e meninas que se identificam com o Chis [Chris] sintam-se ,enfim, pertencentes. [02]


════════════════════


『』Análise geral:

01
↳ quando escrever a redação aqui no app, cuidado com esses bugs de repetição de palavra ou frases.

01
↳ Vamos para análise final, sua conclusão está completa, porém com lacunas argumentativas deixadas pelos desenvolvimentos. Recomendo, uma dica, pegar temas mais fáceis e debater sobre teses consideradas "óbvias". Exemplo, falar sobre‘’gravides na adolescência ", usando teses do tipo: ‘’ falta de informação", ‘’tabu familiar sobre o assunto’’, entre outros. Com isso, você treinaria, de início, melhorar sua construção argumentativa, para depois explorar outros debates mais complexos… entendeu? foque em aprimorar sua escrita e erros, primeiro.
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Espero ter ajudado e utilize o seu conhecimento para ajudar os outros também. Boa sorte e um beijão!
2
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Por isaroche
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#117366
Olá, tudo bem?
Vou corrigir sua redação! Não sou profissional.

Antes da correção, gostaria de dizer que seu tema é bastante incomum quando se trata de ENEM. Acredito que, se você trabalhasse com temas relacionados à desigualdades sociais com maior problematização, conjugaria melhor com seu repertório.

Mas, vamos lá!

INTRODUÇÃO

No seriado estadunidense¹[vírgula] "Todo Mundo Odeia o Chris"¹[vírgula] é exposto,[sem vírgula] ao decorrer dos episódios,o racismo vivenciado pelo jovem negro ao ocupar um espaço onde [vírgula]até então[vírgula] só haviam brancos. Análogo a ficção,está a realidade de milhares de negros que após anos de exclusão social ,hoje são vítimas do preconceito,de parte da sociedade,por terem derrubado barreiras não somente físicas como também sociais. Desse modo, é de suma importância compreender o motivo e o que a discriminação diante dos "rolezinhos" significa no contexto social brasileiro.

Acho que seu repertório é um pouquinho vago ao tema abordado. Também acho que você deveria apresentar melhor sua tese, fica confuso e o avaliador pode se perder quando ler o desenvolvimento 1.

Fora isso e as vírgulas, gostei do repertório, mas pode melhorar!


DESENVOLVIMENTO 1

Diante disso,o aumento na procura por esses ambientes,de certa forma elitistas¹, tem grande influência dos temas que são abordados nas músicas que circulam dentro das periferias. Nesse viés,o "Rap do Silva" do "Dj Kinho" expõe como funk ,dentre outros gêneros,²possue enorme impacto na vida daqueles jovens que veem em cada letra a sua realidade ,ou, a que gostaria de ter. Tendo isso em vista,nota-se que o poder aquisitivo é um assunto bastante citado nas composições e até mesmo nos clipes que são divulgados. Porém,ainda que os incentivem a ascenderem economicamente,também os confundem a respeito de qual é de fato sua classe social,pois o que é apresentado ,em algumas canções,não são condizentes com a desigualdade social vivenciada por eles.

¹: Aqui ficou confuso, os ambientes são elitistas? As pessoas elitistas? O texto precisa ficar coeso para o leitor, sem que ele precise reler para entendimento, ok?

²: Ficou confuso, amor. Vou tentar reescrever sem mudar suas palavras, ok?

[...] Nesse viés, O "Rap do Silva", de Dj Kinho, expõe o enorme impacto na vida daqueles jovens que vêem na letra da musica sua realidade, ou a que gostaria de ter.

Nesse trecho, você poderia explicar o porquê eles não tem essa "vida", daria um gancho legal. Mas a sua continuação do paragrafo ficou ótima também.


DESENVOLVIMENTO 2

Destarte,o preconceito enfrentado por eles é reflexo da disparidade social existente no Brasil.¹ Assim como foi dito no livro "A Revolução dos Bichos"² do escritor "George Owlle"³,"todos são iguais mas uns são mais iguais do que outros",Isto é, na teoria todos compartilham dos mesmos direitos e deveres. Entretanto,isso não é realmente observado,haja vista existe uma grande parcela do coletivo que vive constantemente um distanciamento perante outras classes sociais. Isso ocorre devido as diferenças econômicas entre elas,resultando também em locais frequentados apenas pelos mais ricos e quando há a democratização desses lugares eles são vistos como como não sendo pertencentes aquele determinado espaço.

Nesse parágrafo, você precisa apresentar as consequências das causas citadas no desenvolvimento 1. Adicionar novas causas nesse parágrafo faz você perder ponto.

¹: Aqui é um exemplo. Isso deveria ter sido abordado na primeiro desenvolvimento.

²: Vírgula.

³: O nome do autor sem estar entre aspas.


CONCLUSÃO

Portanto,medidas deverão ser tomadas¹ a fim de que tais problemas sejam extinguidos de todo o território nacional. Logo,cabe ao "Ministério da Educação"² elaborar objetivos que busquem conscientizar a juventude,principalmente a dos bairros periféricos,por meio de aulas, rodas de conversa e palestras,inclusas na base curricular na base educacional curricular,com discussões sobre o tema e de que maneira isso os atrapalham em suas vidas cotidianas,a fim de³ que a estratificação social refletida no preconceito vivido pelos mesmos possa ser combatida através da educação. Para que, tantos meninos e meninas que se identificam com o Chis sintam-se ,enfim, pertencentes.


¹: Vírgula.

²: Pode tirar o Ministério da Educação das aspas.

³: Evite repetir "a fim de". A função desse conectivo é o EFEITO da AÇÃO do AGENTE.

Uma correção geral é: cuidado com as vírgulas!!! São essas coisas pequenas que não permitem sua redação alcançar 1000 pontos. Lembre-se de sempre dar um espaço depois da vírgula. Sua redação no ENEM vai ser digitalizada para avaliação, se nesse processo, virem que você não deu o espaço necessário, você vai perder ponto por bobeira.

Você está no caminho certo, continue treinando!

Sinta-se à vontade para me marcar novamente! Tchauuu!
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