Avatar do usuário
Por Sherlock
Quantidade de postagens
#118647
Após a Primeira Guerra Mundial, surgiu um modelo de vida baseado no consumismo que paltava a felicidade do indivíduo em relação ao que ele possuía. Paralelamente a isso, o estilo de música classificado como "funk ostentação", promove efeito semelhante na cosmovisão dos jovens das periferias, que por sua vez gera danos sócias e econômicos. Com isso, para que haja mitigação do problema é necessária à ação do meio cultural mostrando a realidade vivida pela sociedade marginalizada e mudanças na grade curricular estudantil brasileira.

Nesse contexto, a ação por meio de canais culturais( arte, música e outros) mostrando a realidade como é, torna-se ausente. Sob esse ponto de vista, segundo Michel Foucault, a linguagem é dotada de ideologia capaz de moldar o pensamento e comportamento dos indivíduos para que eles sigam o estilo de vida apresentado. Dessa forma, o fenômeno social "rolezinho" é consequência do discurso apresentado por intermédio do "funk ostentação" que tem sua pauta fundamentada em um estilo de vida luxuoso e consumista diferente da realidade das periferias. Esse estilo de vida afeta principalmente os jovens que almejam uma vida semelhante que esquecem de lutar por seus direitos e pelo preconceito sofrido.

Além disso, é ausente o ensino sobre finanças na grade curricular brasileira, essa falha educacional gera cidadãos consumistas que ficam presos ao sistema ditado pela cultura contemporânea. Sob essa ótica, segundo Theodor Adorno, a cultura possui um modelo capitalista que muda o estilo de vida da sociedade e gera indivíduos alienados. Esse fenômeno cultural, promove a falsa sensação de riqueza enquanto gera pessoas endividadas. A parcela mais afetada da sociedade é justamente os cidadãos das periferias que almejam o estilo apresentado pelos canais de comunicação, além de buscar a representação em artistas o que ocasiona em tumultos exacerbados.

Portanto, o Ministério da Cultura, órgão responsável por incentivar a busca pela identidade por meio da arte deve apresentar o modelo de vida real da periferia. Essa ação deve ser feita por meio da música, pois é um canal informativo e bem distribuído pela cultura nacional. Isso será feito a fim de gerar mudança no modo de pensar e impulsionar mudanças sociais através de manifestações. Ademais o Ministério da Educação, deve acrescentar o ensino de finanças na grade curricular estudantil brasileira, afim de gerar cidadãos menos alienados gerando progresso no país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
7 Respostas 
329 Exibições
por Samara102006
0 Respostas 
91 Exibições
por adrihdris
0 Respostas 
110 Exibições
por 34513469
0 Respostas 
951 Exibições
por Gia
1 Respostas 
208 Exibições
por mands12
0 Respostas 
280 Exibições
por victoria2526
0 Respostas 
59 Exibições
por breca
0 Respostas 
31 Exibições
por samuel006p
0 Respostas 
20 Exibições
por mariazuos
0 Respostas 
1669 Exibições
por Bren891

No filme "Distrito 9", é […]

besourokafka , Lyh0610 DaviHudson lais458[…]

Na efervescência cotidiana de nossa vida, n&[…]

A sociedade brasileira é muito estigmatizad[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM