Primeiramente, pontua-se que, não ter um próprio ponto de vista deixa muitas pessoas sujeitas à influência de terceiros. De acordo com Augusto Cury, escritor brasileiro, o que aprisiona a inteligência é aceitar passivamente as ideias. Nesse contexto, percebe-se que na atualidade muitas pessoas têm dificuldade em se posicionarem diante de um questionamento e, na maioria das vezes, muitos influenciadores se aproveitam desse problema para manipular as suas opiniões e assim como as ovelhas seguem o pastor, essas pessoas os seguem e obedecem, cumprindo, assim, as suas vontades. Logo, sem uma mudança nesse cenário, essa questão irá perpetuar.
Por conseguinte, a medida que esses indivíduos são manipulados, ficam cada vez mais sujeitos a cancelarem outros cidadãos injustamente. Segundo Joseph Goebbels, político alemão, para fazer o homem entrar na guerra basta dizer que ele será atacado. Tal pensamento condiz com a realidade, pois quando um influenciador briga com uma pessoa ou loja por motivos pessoais e fica com ódio, ele diz para os seus seguidores que o mesmo vai acontecer com eles e que não devem mais frequentar esses lugares ou falarem com essas pessoas e, como muitos não têm convicção de tirarem as suas próprias conclusões, se juntam e acabam fazendo a vontade dele e, assim, cancelam injustamente quem não deveriam. Com isso, a comodidade social vê-se ameaçada.
Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, o MEC (Ministério da Educação) – Órgão responsável pelo sistema educacional brasileiro - deve, por meio de verbas e o apoio do Governo, criar um projeto chamado "Sua Opinião Importa", a fim de investir e colocar em todas as escolas palestras para conscientizar os alunos a não aceitarem a opinião de terceiros sem um auto questionamento, evitando, assim, que tenham suas ideias manipuladas. Dessa forma, o cenário antagônico visto em "Madagascar 2" permanecerá na ficção.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.