• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#76621
No filme animado "Madagascar 2", é narrada a história de Makunga, leão traiçoeiro que se tornou líder dos animais por meio de um golpe e, se aproveitando da falta de posicionamento dos demais ao seu redor, manipulou todos e fez com que eles seguissem as suas vontades sem pensarem duas vezes. Embora ficção, é fato que na realidade muitos indivíduos – principalmente os jovens - não conseguem formar uma ideia própria para seguir e, vendo isso, vários influenciadores fazem com que essas pessoas o sigam e realizem as suas convicções sem se questionarem. Logo, a falta da auto-opinião incentiva, consequentemente, no cancelamento injusto de várias pessoas ou lojas.

Primeiramente, pontua-se que, não ter um próprio ponto de vista deixa muitas pessoas sujeitas à influência de terceiros. De acordo com Augusto Cury, escritor brasileiro, o que aprisiona a inteligência é aceitar passivamente as ideias. Nesse contexto, percebe-se que na atualidade muitas pessoas têm dificuldade em se posicionarem diante de um questionamento e, na maioria das vezes, muitos influenciadores se aproveitam desse problema para manipular as suas opiniões e assim como as ovelhas seguem o pastor, essas pessoas os seguem e obedecem, cumprindo, assim, as suas vontades. Logo, sem uma mudança nesse cenário, essa questão irá perpetuar.

Por conseguinte, a medida que esses indivíduos são manipulados, ficam cada vez mais sujeitos a cancelarem outros cidadãos injustamente. Segundo Joseph Goebbels, político alemão, para fazer o homem entrar na guerra basta dizer que ele será atacado. Tal pensamento condiz com a realidade, pois quando um influenciador briga com uma pessoa ou loja por motivos pessoais e fica com ódio, ele diz para os seus seguidores que o mesmo vai acontecer com eles e que não devem mais frequentar esses lugares ou falarem com essas pessoas e, como muitos não têm convicção de tirarem as suas próprias conclusões, se juntam e acabam fazendo a vontade dele e, assim, cancelam injustamente quem não deveriam. Com isso, a comodidade social vê-se ameaçada.

Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, o MEC (Ministério da Educação) – Órgão responsável pelo sistema educacional brasileiro - deve, por meio de verbas e o apoio do Governo, criar um projeto chamado "Sua Opinião Importa", a fim de investir e colocar em todas as escolas palestras para conscientizar os alunos a não aceitarem a opinião de terceiros sem um auto questionamento, evitando, assim, que tenham suas ideias manipuladas. Dessa forma, o cenário antagônico visto em "Madagascar 2" permanecerá na ficção.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#76632
No filme "Rua do medo" da Netflix, somos apresentados a história da jovem (Sarah). Tida como bruxa, ela termina por ser acusada pelas pessoas de sua comunidade e no final, acaba sendo enforcada baixo as acusações de bruxaria. Neste filme pode se ver com clareza como ocorre o efeito manada, pois de início, Sarah e acusada por apenas uma pessoa, e gradualmente, toda a comunidade termina acusando-a de ter "dormido com o demônio" é desta forma, jogando uma maldição sobre a comunidade é de ter seduzido sua amiga, Hannah Miller. Primeiro, deve ser ressaltado que o efeito manada ocorre quando um grupo de pessoas segue a mesma linha de pensamentos e compactua com os mesmos atos de uma determinada pessoa, sem se importar com as consequências que seus efeitos trarão as demais pessoas ao seu redor. Um exemplo histórico do efeito manada trata-se do governo nazista imposto por Hitler é suas propagandas contrárias aos judeus, pondo-os como inferiores a um determinado grupo de pessoas que era nomeado como "raça ariana", ele utilizou-se do efeito manada e de propagandas caricatas para convencer o povo alemão, — que se encontravam em péssimas condições de vida após a Primeira Guerra Mundial — Para chegar ao poder. O que pode notar-se pelas ações de Hitler e seus partidários é que, o efeito manada não apenas oprime pessoas, mais as transforma em bonecos caricatos que seguem cegamente uma ordem ou ideologia, é assim, não são capazes de expressar sua própria opinião. No Brazil, a população também sofre com o efeito manada, sendo vítimas das chamadas "noticias falsas" e baseando seus pensamentos em medos ilusórios criados por uma pessoa pré-determinada, essa também é uma das principais características do efeito manada e uma de suas maiores finalidades, pois impossibilitados de manter um pensamento próprio, o povo tornar-se mais fácil de ser controlado. Certa vez, Adolf Hitler citou: "Uma mentira dita cem vezes, torna-se verdade um dia." É, portanto, desta forma, que ocorrer o efeito manada como demonstrado no filme Rua do Medo, uma mentira é o catalisador principal que concede poder as pessoas que se ultilizam delas em seu próprio benefício, seja por ambição ou para espalhar seus pensamentos as demais pessoas ao seu redor. Desta forma, entende-se que a melhor maneira de combater o efeito manada é dando ao povo o direito a sua própria opinião lhes oferecendo as informações necessárias para que possam pensar por is mesmos, e não se tornar mais um meio para outros alcançarem seu objetivo.
#76740
Gostei bastante da sua redação principalmente da sua linguagem e associação, mas cuidado com essas associações as vezes elas não trazem o objetivo que precisam trazer e acaba colocando informação demais no texto. Essa é minha opinião lendo sua redação, pode corrigir alguma minha também! Aguardando sua correção! Bons estudos!

Anabia15 , PFVRR CORRIGE MINHA REDAÇ&Atild[…]

Olá, thayolivb . Aqui está a corre&[…]

https://projetoredacaonota1000.com.br/combate-ao-a[…]

GabrielFelix obg💕

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM