Tendo isso em analise, no decorrer de um centenário de anos, é capaz de ser estudada uma grande heterogenia de postura social em relação à cordialidade e qualidade da escrita e fala brasileira, desde décadas passadas até a atualidade, os mais infeccionados pela discriminação dessa conduta de palavras são, de forma eloquente, as classes sociais de mais baixa posição. Com pobreza de possibilidades notável, essa classe, muitas vezes, é carente de conhecimento linguístico, o que contribui uma vez mais para o estado de desigualdade social e hereditariedade de classes sociais mais acentuadas.
O que pode muito ser estipulado como uma “forma incorreta” de articular o idioma português brasileiro, bem como que por mais que a gramática seja uma só e tenha sua própria maneira de ser utilizada, a língua é uma célula evolutiva e que busca sua sobrevivência se adaptando as necessidades de cada local e de cada população.
Com o fim de aniquilar com toda barreira e divisão populacional de empobrecidos e afluentes, escolas deveriam abordar o tema com mais clareza e imparcialidade com seus alunos, assim como prestar um tempo adicional a aqueles que apresentam algum grau notável de desentendimento do assunto, porque, como analisado, não tem como fonte uma só maneira de ser um “bom falante” da sua própria língua, e que, ser mente aberta com esse fator, é um grande passo para conceber a grandiosa noção de que a nossa língua é inegavelmente nossa maior geradora de conexões sociais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.