Avatar do usuário
Por analluisa
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#71018
A língua é uma capacidade imprescindível de comunicação, sendo a principal forma dela. No Brasil, a variedade cultural da língua portuguesa é deveras ampla, dependendo de região e classe social, e, em um país onde a variedade de etnias é tão abrangente, falhas e diferenças são evidentes na sua condição lingüística. Assim podendo com que cada parte do país tenha seu próprio maneirismo com palavras e entonações, o que é algo corrente, ocasionando enumeradas e diversas evoluções e dessemelhanças em sua gramática histórica, como toda língua sofre em seu transpassar dos séculos.
Tendo isso em analise, no decorrer de um centenário de anos, é capaz de ser estudada uma grande heterogenia de postura social em relação à cordialidade e qualidade da escrita e fala brasileira, desde décadas passadas até a atualidade, os mais infeccionados pela discriminação dessa conduta de palavras são, de forma eloquente, as classes sociais de mais baixa posição. Com pobreza de possibilidades notável, essa classe, muitas vezes, é carente de conhecimento linguístico, o que contribui uma vez mais para o estado de desigualdade social e hereditariedade de classes sociais mais acentuadas.
O que pode muito ser estipulado como uma “forma incorreta” de articular o idioma português brasileiro, bem como que por mais que a gramática seja uma só e tenha sua própria maneira de ser utilizada, a língua é uma célula evolutiva e que busca sua sobrevivência se adaptando as necessidades de cada local e de cada população.
Com o fim de aniquilar com toda barreira e divisão populacional de empobrecidos e afluentes, escolas deveriam abordar o tema com mais clareza e imparcialidade com seus alunos, assim como prestar um tempo adicional a aqueles que apresentam algum grau notável de desentendimento do assunto, porque, como analisado, não tem como fonte uma só maneira de ser um “bom falante” da sua própria língua, e que, ser mente aberta com esse fator, é um grande passo para conceber a grandiosa noção de que a nossa língua é inegavelmente nossa maior geradora de conexões sociais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por LailaSantos
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#74984
@analluisa,
Bom dia!
Vou deixar para você algumas observações que me fizeram no início da minha jornada e que foram decisivas para a melhoria do meu texto.
-Sua proposta foi boa, é um tema pertinente, mas senti falta do repertório sócio-cultural na introdução e nos desenvolvimentos. Uma boa maneira de saber como usar essas referências é através da leitura de outras redações, especialmente as de nota mil.
-Você precisa prestar mais atenção ao uso da norma culta, especialmente na pontuação e conjugação verbal, notei alguns errinhos mas nada que a prática não conserte.
-Sua proposta de intervenção precisa melhorar no sentido que precisa cobrir as 5 áreas cobradas: agente, ação, modo, efeito e detalhamento. Aqui, a leitura de outras redações é de suma importância para uma boa conclusão.
-Em relação à estrutura textual, já cometi o mesmo erro que você e acredito que muitos estudantes também: ao invés de fazer um texto dissertativo-argumentativo, que tem a intenção de convencer alguém dos seus argumentos, você fez um artigo de opinião, onde você mostra de forma não subjetiva a sua visão sobre o tema. Será bom você estudar um pouco mais sobre as características do texto dissertativo-argumentativo para não perder pontos na hora da prova.
No mais, continue! A prática leva à perfeição.
Um beijo e bons estudos!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
79 Exibições
por MattMcGuire
0 Respostas 
35 Exibições
por aninhalouren
0 Respostas 
47 Exibições
por FelieAngelo
0 Respostas 
77 Exibições
por vinicius0
0 Respostas 
131 Exibições
por Gabyvital
0 Respostas 
105 Exibições
por Gabyvital
Cotas: Solução ou medida paliativa?
por Lu1515    - In: Outros temas
0 Respostas 
205 Exibições
por Lu1515
As Cotas são uma solução ou um problema
por Mariana0016    - In: Outros temas
0 Respostas 
153 Exibições
por Mariana0016
As Cotas são uma solução ou um problema
por Mariana0016    - In: Outros temas
1 Respostas 
135 Exibições
por Mariana0016
0 Respostas 
95 Exibições
por melisamm1000

São Tomás de Aquino, filósofo[…]

Meio ambiente

Hay juegos en plataformas como https://hmcasinose[…]

DaviCarlin Sabina EvertonInd paulananda […]

Na obra "vidas secas" do autor b[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM