Numa primeira análise, é notadamente relevante mencionar a falta de fiscalização e uma ineficiência estatal com relação à exploração trabalhista. Nesse sentido, nota-se uma violação do Contrato Social, descrito pelo filósofo contratualista John Locke, tendo em vista que o Estado não cumpre e não assegura direitos estabelecidos constitucionalmente. Permitindo, assim, que esse agravo se perpetue na sociedade brasileira.
Ademais, as obras do filósofo alemão Karl Marx evidenciam, sob uma ótica racionalista, que no sistema capitalista a exploração sempre se fez e é presente até os dias atuais. Tal exploração resulta num processo de "reificação", teoria descrita pelo filósofo supracitado, onde o indivíduo é tido e enxergado como desprezível, criando uma "objetificação" do ser, onde o foco fica estabelecido no ato de explorar. Paralelo às teorias mencionadas, nota-se essa realidade no cenário nacional, onde grande parte da classe trabalhadora está sujeita à exploração, todavia necessitam de encará-la para manterem-se empregadas em ambiente de crise. Sendo, é necessário medidas que visem atenuar a exploração trabalhista.
Depreende-se, portanto, a necessidade da tomada de atitudes em torno dessa adversidade. Sendo assim, é crucial que o Ministério do Trabalho e Previdência, por intermédio da criação de um aplicativo e uma central de denúncias, busque facilitar e promover a realização de denúncias relacionadas a casos de exploração trabalhistas, criando, assim uma melhor fiscalização, a fim de diminuir a ocorrência de exploração no ambiente de trabalho. Estabelecendo, dessa maneira, uma sociedade mais harmônica e democrática e que cumpre, com êxito, os direitos estabelecidos na Constituição Federal.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.