De acordo com o Instituto Datafolha, cerca de 4 milhões de alunos abandonaram os estudos na pandemia e o maior motivo foi a questão financeira. A situação causada pelo virus afetou a renda mensal das famílias brasileiras, o que forçou muitos jovens a deixar de lado a educação para focar em encontrar um emprego.
Outra razão que colaborou para o aumento das taxas de evasão escolar em 2020 foram as dificuldades encontradas por estudantes para acompanhar o ensino remoto. A Lei n°12.965 garante internet como direito humano no Brasil, porém estima-se que somente 80% dos domicílios do país tenham acesso à ela, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As complicações criadas por esta barreira tecnológica ajudaram a criar um ambiente favorável para a desistência escolar de alunos.
Com base no mencionado, conclue-se que faz-se necessária a interferência, visto que a educação, como dizia Nelson Mandela, ex-presidente sul-africano e líder na luta anti-apartheid, "é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo", sendo indispensável na formação de um indivíduo. É fundamental que o Ministério da Educação invista em fornecer à alunos em necessidade um auxílio financeiro para que estes continuem a frequentar a escola e, ademais, promover meios mais acessíveis de participar das aulas remotas, democratizando assim o conhecimento para toda a sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.