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Por Isabela0272
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#72581
Desde o começo da pandemia global do coronavirus, a educação no Brasil vem sofrendo grandes impactos, dentre eles está a migração do ensino presencial para o ensino remoto, em consequência da necessidade do isolamento social. Esta mudança no sistema educacional, ainda que temporária, gerou efeitos negativos e permanentes, como a desistência escolar por parte de estudantes. Dois principais motivos que levaram ao mencionado foram a urgência do povo brasileiro de trabalhar e a falta de acesso à internet, que impossibilitou muitos estudantes de acompanharem as aulas à distância.
De acordo com o Instituto Datafolha, cerca de 4 milhões de alunos abandonaram os estudos na pandemia e o maior motivo foi a questão financeira. A situação causada pelo virus afetou a renda mensal das famílias brasileiras, o que forçou muitos jovens a deixar de lado a educação para focar em encontrar um emprego.
Outra razão que colaborou para o aumento das taxas de evasão escolar em 2020 foram as dificuldades encontradas por estudantes para acompanhar o ensino remoto. A Lei n°12.965 garante internet como direito humano no Brasil, porém estima-se que somente 80% dos domicílios do país tenham acesso à ela, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As complicações criadas por esta barreira tecnológica ajudaram a criar um ambiente favorável para a desistência escolar de alunos.
Com base no mencionado, conclue-se que faz-se necessária a interferência, visto que a educação, como dizia Nelson Mandela, ex-presidente sul-africano e líder na luta anti-apartheid, "é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo", sendo indispensável na formação de um indivíduo. É fundamental que o Ministério da Educação invista em fornecer à alunos em necessidade um auxílio financeiro para que estes continuem a frequentar a escola e, ademais, promover meios mais acessíveis de participar das aulas remotas, democratizando assim o conhecimento para toda a sociedade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Isabela0272
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#72584
@anasilva1
@EmillySilva
@Gi69
@GabyyOliver
Oi!! Bom dia! Espero não estar incomodando. Eu ficaria muito grata se alguma de vocês pudesse dar uma olhadinha na minha redação! Ainda não tive nenhuma correção em nenhuma das redações enviadas e não tenho nem ideia de qual seria minha pontuação em uma prova do enem... gostaria muito de ter uma noção sobre meu nível de escrita, a ajuda de vocês seria de grande ajuda! Agradeço desde já!!
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Por GabyyOliver
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#73054
Olá @Isabela0272! Irei corrigir a sua redação, mas quero deixar claro que ainda sou iniciante nisso. 😁

• INTRODUÇÃO
Desde o começo da pandemia global do coronavirus, a educação no Brasil vem sofrendo grandes impactos, dentre eles está a migração do ensino presencial para o ensino remoto, em consequência da necessidade do isolamento social. Esta mudança no sistema educacional, ainda que temporária, gerou efeitos negativos e permanentes, como a desistência escolar por parte de estudantes. Dois principais motivos que levaram ao mencionado foram a urgência do povo brasileiro de trabalhar e a falta de acesso à internet, que impossibilitou muitos estudantes de acompanharem as aulas à distância.

• A sua introdução está boa, mas ainda pode melhorar! Falta um pouquinho mais de contextualização na sua tese.
• Senti falta de conectivos na sua introdução, presta um pouquinho mais de atenção nisso.

• D1
De acordo com o Instituto Datafolha, cerca de 4 milhões de alunos abandonaram os estudos na pandemia e o maior motivo foi a questão financeira. A situação causada pelo virus afetou a renda mensal das famílias brasileiras, o que forçou muitos jovens a deixar de lado a educação para focar em encontrar um emprego.

• EU achei um pouco curto, metade da sua defesa de argumento é o dado e na outra metade você não aborda de fato a sua opinião, seu argumento acaba ficando fraco por causa disso.
PARA TE AJUDAR - modelo

>>> Primeiramente, cabe ressaltar o ARG1 como causa desse problema pois [...]. Diante do exposto APROFUNDAMENTO NO ARGUMENTO
. Segundo DADOS/CITAÇÃO. Portanto, FINAL DO PARÁGRAFO.

•D2

Outra razão que colaborou para o aumento das taxas de evasão escolar em 2020 foram as dificuldades encontradas por estudantes para acompanhar o ensino remoto. A Lei n°12.965 garante internet como direito humano no Brasil, porém estima-se que somente 80% dos domicílios do país tenham acesso à ela, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As complicações criadas por esta barreira tecnológica ajudaram a criar um ambiente favorável para a desistência escolar de alunos.

• De primeira eu sinto falta de um conectivo no início do parágrafo (que é obrigatório).
• Mesma coisa que no D1, muita alusão e pouca argumentação de fato.

•CONCLUSÃO
Com base no mencionado, conclue-se que faz-se necessária a interferência, visto que a educação, como dizia Nelson Mandela, ex-presidente sul-africano e líder na luta anti-apartheid, "é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo", sendo indispensável na formação de um indivíduo. É fundamental que o Ministério da Educação invista em fornecer à alunos em necessidade um auxílio financeiro para que estes continuem a frequentar a escola e, ademais, promover meios mais acessíveis de participar das aulas remotas, democratizando assim o conhecimento para toda a sociedade brasileira.

• Não é bom trazer uma alusão na conclusão, pois é o seu momento de retomada e defesa de tudo que você citou. Ressalto que é algo que EU NÃO ACHO legal.
• Ficou muito longo, justamente por causa da alusão!
AGENTE: Ministério da Educação ✅
AÇÃO: invista em fornecer aos alunos em necessidade, um auxílio financeiro
MEIO/MODO: ❌
DETALHAMENTO: ❌
FINALIDADE: para que estes continuem a frequentar a escola ✅

Por fim, seu texto está bom, apesar de que ainda tem que melhorar em alguns pontos! Vou te deixar algumas aulas.



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