Primordialmente, é importante destacar que um dos motivos para o abandono escolar é que os alunos que sofrem bullying, depressão, ansiedade, tem deficiências físicas ou problemas mentais, na maioria das vezes não recebem o apoio necessário para continuar estudar, porque principalmente em escolas públicas não há profissionais capacitados para lidar com esses alunos.
Além disso, os jovens de famílias pobres, geralmente são obrigados a escolher entre trabalhar ou estudar, deixando o estudo de segundo plano por conta da necessidade ou por não achar a educação valiosa. Segundo o IBGE "na evasão escolar, 11,8% dos jovens mais pobres abandonam a escola sem concluir o ensino médio".
Portanto, a evasão escolar é prejudicial para o país, pois pode causar no futuro o aumento da desigualdade social, o desemprego, o aumento do crime, etc; por isso, para combater essa evasão escolar, é necessário, que haja profissionais adequados nas escolas, que o ministério da educação promova campanhas em diversas mídias sobre a importância da educação, e que o governo amplie e melhore o programa bolsa família para que os jovens não tenham mais a necessidade de trabalhar ao invés de estudar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.