Em primeiro lugar, é importante destacar que a causa da falta de representatividade de pessoas negras, por exemplo, se dá pelo racismo enraizado na sociedade. Desde o período da abolição da escravidão onde os negros dificilmente eram inclusos na sociedade e muito menos eram representados. Hoje em dia essa realidade não é diferente. Na atualidade, há poucos negros na televisão, no cinema, em teatros, em brinquedos e mais.
Consequentemente, a decadência na representatividade traz sérios problemas ao indivíduo no livro: "Os efeitos psicossociais do racismo" do AMMA psique e negritude discute os efeitos do racismo na sociedade e o quanto a representatividade é importante, principalmente para as crianças negras, porque elas não se veem como realmente são e como é importante combater o preconceito racial, já que é na infância que é moldada a identidade das pessoas. Ademais, não só na infância é necessária a representação negra, e sim, em todas as fases da vida. Ter alguém para se espelhar é fundamental para seu comportamento em sociedade, formando também um indivíduo confortável com as suas características naturais.
Portanto, é preciso que o estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para que as minorias no país sejam eventualmente representadas. Espera-se que, o Ministério da Cultura com o Ministério do Trabalho e da Educação criem um projeto de lei entregue à câmara dos deputados que torne obrigatório falar sobre essas minorias em escolas, na mídia, nos programas de televisão em horário nobre. Através de campanhas, propagandas, filmes, novelas, séries, brinquedos e entre outros. Com isso, terá indivíduos seguros e confortáveis com a sua cultura e características, o que é crucial para uma mudança relativa na sociedade, tornando possível a visibilidade e representatividade dessas pessoas em lugares de grande importância.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada