"A saúde é direito de todos a e dever do estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação", segundo o Art. 196 da Constituição Federal do Brasil. De maneira análoga a isso, o acesso da população brasileira à saúde pública é precária. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: a saúde pública garante atendimento gratuito e o Brasil gasta apenas 3,4% do PIB em saúde.
Em primeiro plano, podemos destacar que a saúde pública garante atendimento gratuito. Desse modo podemos salientar que existem inúmeras falhas no sistema de saúde público brasileiro. Sabemos a veracidade de 200 milhões de pessoas em média são atendidas gratuitamente, mas não como o direito.
Além disso, é notório como o Brasil gasta apenas 3,4% do PIB (produto interno bruto) em saúde. Consoante à isso, "é obrigação moral e ética de qualquer governo do mundo colocar a saúde do seu povo como prioridade zero, porque, se a pessoa não tem saúde, a pessoa não tem disposição para nada", diz Luiz Inácio Lula da Silva. Sendo assim é direito de qualquer pessoa ter a acesso à a saúde e dever do governo disponibilizar esse acesso de forma correta.
Portanto fica evidente a necessidade de medidas que venham diminuir a precariedade da população brasileira ao acesso à saúde. Por conseguinte, cabe ao governo e ao estado, cobrir as inúmeras falhas que existem no sistema de saúde, com recursos apropriados e a eficiência, colocando a saúde em prioridade zero. Somente assim acontecerá o acesso universal e igualitário as ações e serviços a saúde para a população brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada