Primeiramente, é válido mencionar a crise sanitária atual originada pela pandemia do SARS-COV-2 em 2019. Desde então, o Brasil protagonizou em março 2021 com a maior mortalidade do mundo; dentre os principais fatores, estão as altercações do governo vigente contra o distanciamento social e a eficácia de vacinas disponíveis para compra. Além disso, essa postura foi aceite por simpatizantes do presidente da República, culminando em manifestações contra os imunizantes. Logo, a escassa cobertura de vacinação decorrente, sobretudo, da falta de acordos prévios com fornecedores demonstra, de maneira facínora, a relação entre a negligência antagônica às vacinas e o risco iminente à saúde pública.
Ademais, as redes sociais enquanto meios de comunicação podem potencializar o compartilhamento de discursos sem compromisso com a informação. Visto que as notícias falsas estão cada vez mais frequentes no cotidiano, a deturpação do conceito de liberdade com a finalidade de prejudicar a erradicação de doenças infelizmente é uma realidade aos internautas. Tendo em vista o impacto social dessas ações criminosas, faz-se necessário um embargo que não se restrinja apenas aos que optam erroneamente por não se vacinar, mas também à desinformação generalizada que é disponibilizada sem restrições no ambiente digital.
Portanto, urge que o Estado corrobore para mitigar as referidas problemáticas e prevenir assim, a deterioração mais acentuada da saúde pública. Isso posto, cabe ao Congresso Nacional assegurar a obrigatoriedade das vacinas, dado que o STF julgou o tema constitucional, salvo medidas invasivas como mediante o uso de ação coercitiva. Entretanto, o parlamento deve firmar o entendimento da aplicação de sanções pecuniárias a eventuais infratores. Também, em ação conjunta ao Ministério da Cidadania, é necessária a criação de leis mais severas, como a extensão da pena para reclusão de 15 anos, visando minimizar o impacto de eventuais ameaças ao bem-estar coletivo, advindas dos meios de comunicação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.