Nessa perspectiva, relacionando ao parágrafo anterior, é necessário ressaltar como a inércia do Governo Federal aumenta o estigma relacionado às doenças mentais no Brasil. À vista disso, segundo filósofo contratualista John Locke, o Estado lesiona o “Contrato Social”, pois essa autoridade não garante o aprendizado adequado aos brasileiros, sobre a seriedade dos transtornos mentais. Dessarte, com a precariedade medidas informacionais, o corpo social depende da própria comunidade para adquirir conhecimentos sobre tal problema. Conquanto, essa busca por informações é distorcida progressivamente, visto que a minoria da população sabe a realidade das doenças mentais, emergindo, ainda mais, o estigma sobre elas no País.
Ademais, é válido salientar a banalização dos problemas mentais como impulsionador desses estigmas no Brasil. Assim sendo, de acordo com a pensadora Hannah Arendt, com base em sua teoria “Banalização do Mal”, a sociedade banaliza assuntos necessário para um desenvolvimento harmônico da Nação. Dessa forma, é comum observar no dialeto popular, a afirmação que transtornos mentais são “besteira”, inferiorizando o público que passa por esses obstáculos. Logo, a banalização pela falta de informação atinge grande parte do País, e influencia, diretamente, os estigmas dos problemas mentais.
Depreende-se, portanto, medidas para combater esses estigmas, desse modo, cabe ao Ministério da Saúde, agente responsável pela saúde pública do Brasil, com apoio de cidadãos que já passaram por transtornos mentais, promover, por meio da internet e mídias televisivas, propagandas informacionais sobre, a realidade dos problemas mentais. Assim, essa ação tem como objetivo abranger toda a população, para que os brasileiros, de todas as idades, compreendam que é imprescindível a valorização da importância dos transtornos e problemas mentais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 183
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.