Em primeira análise, é necessário destacar a persistência da herança cultural machista. Durante longos anos, os direitos femininos foram tolhidos sem qualquer receio e com a submissão das mulheres à norma social estabelecida. Assim sendo, hoje em dia, ainda que o machismo seja condenado socialmente, grande parte da população mantém essa perspectiva ao avaliar os fatos do cotidiano. Isso pode ser constatado, por exemplo, no desrespeito às mulheres, “justificado” por determinadas circunstâncias, tais como as escolhas das vestimentas e o estado civil.
Além disso, deve-se citar a inércia da Justiça como fator agravante da violência de gênero. Embora a Lei Maria da Penha, sancionada em 2006, seja uma das mais rígidas do código penal brasileiro, a abertura de brechas jurídicas, que caracteriza o Brasil como “país da impunidade”, faz com que as mulheres ameaçadas e violentadas tenham receio de denunciar os agressores. Dessa forma, é possível entender também que o número de casos de violência contra o sexo feminino não é registrado em sua totalidade.
Sendo assim, é evidente que medidas precisam ser tomadas, com a finalidade de combater não só a violência consumada, como a própria cultura machista. Por isso, o Congresso deve, por meio de elaboração de lei, aumentar as penas mínima e máxima para agressões desse tipo, bem como garantir uma distância satisfatória entre a vítima e o infrator. Isso pode ser feito através da aplicação de tornozeleiras eletrônicas, vigiadas pela Polícia. Ademais, cabe ao Governo Federal propagar rotineiras campanhas que conscientizem a população sobre tal tema.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.