Em primeiro plano, atualmente a necessidade de o adolescente expor a sua vida em uma rede social, só aumenta. O impacto do mundo virtual se torna corriqueiro, provocando problemas sociais, onde o indivíduo torna-se individualista. Nesse sentido, o sociólogo Zygmunt Bauman, afirma que as relações humanas ficaram abaladas, dando lugar às conexões, o que Bauman chama de modernidade líquida. Assim, sob a perspectiva do sociólogo, a saúde mental colocada de lado, traz prejuízos irremediáveis.
Outro fator que colabora com o desgaste da saúde mental é a pressão que o jovem sofre. Diante disso, problemas como a depressão e transtorno de ansiedade tomam espaço, levando a ausência do bem-estar físico e mental. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 5,8% da população brasileira sofre de depressão, sendo o país com o maior índice da doença na América Latina. A OMS também afirma que a taxa de 9,3%, em relação ao transtorno de ansiedade é a maior mundialmente. Dessarte, que se tais riscos não receberem a devida importância, a sociedade continuará a conviver com os graves problemas.
Portanto, querendo aplacar o problema causado, cabe ao Ministério da Saúde, juntamente com a mídia, incentivar a procura por profissionais. Em adição, influenciadores digitais podem promover discursos sobre o mau uso das tecnologias, em todas as redes sociais. Por fim, como uma ação específica, deve ter em acordo as Secretarias de Saúde e postos públicos atendimento integral para os indivíduos prejudicados com todo o estresse mental. Assim, a saúde de todos terá uma melhora significativa, isentando de problemas futuros.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.