Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
Por Beagl2000
#44212
A série original da Netflix “Black Mirror” aborda histórias de ficção científica que espalha o lado obscuro da tecnologia na sociedade, através de like e deslikes. De forma semelhante, a população, principalmente os jovens, tem a vida exposta por meio das redes sociais, onde a saúde mental do brasileiro torna-se um problema, visto o impacto do mundo virtual acarretando a pressão no jovem brasileiro. Desse modo, pressupõe uma análise acerca dos entraves que conglobam essa problemática.

Em primeiro plano, atualmente a necessidade de o adolescente expor a sua vida em uma rede social, só aumenta. O impacto do mundo virtual se torna corriqueiro, provocando problemas sociais, onde o indivíduo torna-se individualista. Nesse sentido, o sociólogo Zygmunt Bauman, afirma que as relações humanas ficaram abaladas, dando lugar às conexões, o que Bauman chama de modernidade líquida. Assim, sob a perspectiva do sociólogo, a saúde mental colocada de lado, traz prejuízos irremediáveis.

Outro fator que colabora com o desgaste da saúde mental é a pressão que o jovem sofre. Diante disso, problemas como a depressão e transtorno de ansiedade tomam espaço, levando a ausência do bem-estar físico e mental. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 5,8% da população brasileira sofre de depressão, sendo o país com o maior índice da doença na América Latina. A OMS também afirma que a taxa de 9,3%, em relação ao transtorno de ansiedade é a maior mundialmente. Dessarte, que se tais riscos não receberem a devida importância, a sociedade continuará a conviver com os graves problemas.

Portanto, querendo aplacar o problema causado, cabe ao Ministério da Saúde, juntamente com a mídia, incentivar a procura por profissionais. Em adição, influenciadores digitais podem promover discursos sobre o mau uso das tecnologias, em todas as redes sociais. Por fim, como uma ação específica, deve ter em acordo as Secretarias de Saúde e postos públicos atendimento integral para os indivíduos prejudicados com todo o estresse mental. Assim, a saúde de todos terá uma melhora significativa, isentando de problemas futuros.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#44249
Alguns comentários:

A série original da Netflix “Black Mirror” aborda histórias de ficção científica que espalha o lado obscuro da tecnologia na sociedade, através de like e deslikes. De forma semelhante, a população, principalmente os jovens, tem a vida exposta por meio das redes sociais (argumento 1), onde a saúde mental do brasileiro torna-se um problema, visto o impacto do mundo virtual acarretando a pressão no jovem brasileiro (argumento 2). Desse modo, pressupõe uma análise acerca dos entraves que conglobam essa problemática. (Não sei se é a minha dificuldade de entender tese ou se realmente não está tão clara... ou talvez era melhor eu não ter falado nada.. rs )

Em primeiro plano, atualmente a necessidade de o adolescente expor a sua vida em uma rede social, só aumenta (não separa sujeito do verbo). O impacto do mundo virtual se torna (-> marca de oralidade , não tem motivo para ser próclise, deveria ser torna-se) corriqueiro, provocando problemas sociais, onde o indivíduo torna-se ( repetiu o verbo, poderia acha um sinônimo como "transforma" ou "faz" para substituir esse "torna" ou o anterior) individualista. Nesse sentido, o sociólogo Zygmunt Bauman, afirma que as relações humanas ficaram abaladas, dando lugar às conexões, o que Bauman chama de modernidade líquida. Assim, sob a perspectiva do sociólogo, a saúde mental colocada de lado, traz prejuízos irremediáveis (não pode separar sujeito do verbo).

Outro fator que colabora com o desgaste da saúde mental é a pressão que o jovem sofre. Diante disso, problemas como a depressão e transtorno de ansiedade tomam espaço, levando a ausência do bem-estar físico e mental. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 5,8% da população brasileira sofre de depressão, sendo o país com o maior índice da doença na América Latina. A OMS também afirma que a taxa de 9,3% (não está claro a qual lugar a taxa está relacionada), em relação ao transtorno de ansiedade (deveria ter uma vírgula ali) é a maior mundialmente. Dessarte, que se tais riscos não receberem a devida importância, a sociedade continuará a conviver com os graves problemas. (poderia descrever mais a sua opinião sobre cada dado, aqui quase ficou expositivo)

Portanto, querendo aplacar o problema causado, cabe ao Ministério da Saúde, juntamente com a mídia (agentes), incentivar a procura por profissionais (ação). Em adição, influenciadores digitais (agente) podem promover discursos sobre o mau uso das tecnologias, em todas as redes sociais (ação). Por fim, como uma ação específica, (para mim não ficou claro quem deve fazer essa ação) deve ter em acordo as Secretarias de Saúde e postos públicos atendimento integral para os indivíduos prejudicados com todo o estresse mental. Assim, a saúde de todos terá uma melhora significativa, isentando de problemas futuros.

Sobre próclise - https://www.todamateria.com.br/quando-u ... %A3o%20vem!

Minha sugestão é trabalhar mais a argumentação, cuidado com as vírgulas, trazer mais elementos na proposta de intervenção (basta que uma das propostas tenham os cinco elementos)

Um pequenino resumo que tirei da cartilha e uns profs, sobre os elementos da proposta :
#Ação interventiva: O que? (Só lembrando que conscientizar como ação não vale, mas dependendo do tema podem pegar mais leve, melhor não ficar nesse chute né? )
#Ator social: Quem?
#Meio de execução: Como? - Permite viabilizar a proposta.(Segundo agente não é modo, mesmo se tiver "por meio de parcerias"...)
#Efeito ou finalidade: Para que? - Fala o que ela pode alcançar
#Detalhamento: Informação a mais sobre a proposta, Algo a + dos elementos anteriores.

É isso o que consegui observar, espero ter ajudado :)
O perigo da crise hídrica no Brasil

Avidez Inconsciente O Nilo com mais de 7 mil q[…]

Quem puder me ajudar, agradeço demais! Um a[…]

A constituição federal de 1988, docu[…]

A Constituição Federal de 1988, docu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM